Decoração escandinava #1
Começo por agradecer a todas vós as dicas que me deram na semana passada, na sequência deste post. Comecei a seguir algumas páginas e perfis de decoração no Instagram, super inspiradores! Obrigada!
Dando continuidade ao tema da decoração de interiores, hoje queria escrever um pouco sobre um estilo que adoro: o estilo escandinavo, super em voga atualmente, e que, como o próprio nome indica, é influenciado por aquilo que se usa nos países nórdicos da Escandinávia.
Este estilo caracteriza-se por duas palavras: simplicidade e sobriedade. Nestes países, onde a luz é escassa em grande parte do ano, as janelas são normalmente grandes e quase não se tapam.
Ora isto é algo a que nós, latinos, não estamos muito habituados. A primeira vez que fui a Estocolmo, por exemplo, estranhei bastante o facto da maior parte das casas apresentarem janelas sem cortinados ou persianas, que, à noite, revelam por completo o que lá dentro se passa. E é difícil resistir à tentação de olhar, ainda que de soslaio, adivinhando como são as salas ou os quartos...
Fechando o parêntesis, a ideia deles é mesmo a de aproveitar a luz, o máximo possível, captando-a do exterior, e recriando-a, no interior. Como? Com paredes brancas, peças de decoração e móveis desta cor (ou em tons neutros, como o bege ou cinza), tudo claro e aconchegante, com um ou outro apontamento de cor, normalmente pouco vibrante.
Que elementos escolher, para recriar este género de estilo? Bem, isso fica para outro post, a publicar ainda esta semana...