Cuecas menstruais - funcionam?
Se chegou até aqui, é porque, muito provavelmente, equaciona experimentar umas cuecas menstruais.
Mas será que funcionam? Estará a perguntar neste momento.
Antes da minhas resposta, convém clarificar conceitos e perceber do que estamos a falar.
As cuecas menstruais são, como o próprio nome indica, cuecas que têm o condão de ser absorventes, servindo, por isso, para absorver o fluxo menstrual.
Assumem-se, assim, como uma das alternativas mais ecológicas e acessíveis aos poluentes pensos higiénicos e tampões (a par dos copos menstruais), já que não é preciso estar a comprar cuecas a cada período ou mês. Basta lavar e reutilizar.
Imagine, por isso, poder deixar de comprar pensos e tampões? Da quantidade de lixo que deixará de produzir? E da quantidade de dinheiro que vai conseguir poupar?
Pessoalmente, devo confessar que, durante anos, apesar de ter bem presentes todas as vantagens, sempre ofereci alguma resistência à ideia de usar cuecas menstruais - achava que não seriam eficazes, que poderiam ser desconfortáveis ou volumosas, e fui adiando a ideia de, um dia, usar umas.
Mas depois de tanto ouvir falar bem das cuecas menstruais, resolvi encomendar um par na Notino e torcer para que fossem realmente eficazes (encomendei umas Snuggs).
Escolhi um modelo para fluxo abundante e quando abri a embalagem fiquei logo rendida ao design da peça e ao facto de me parecer realmente fina e confortável.
Depois da primeira lavagem, tal como indicado na embalagem, sem amaciador (não se pode usar amaciador de roupa neste género de peça, porque o produto vai danificar as fibras do tecido e comprometer a eficácia da peça), usei então as cuecas e fiquei absolutamente rendida à eficácia.
O que percebi logo? Que mantém a superfície seca, não transfere, absorvendo eficazmente o fluxo menstrual. Para além disso, é uma cueca super discreta, que pode ser perfeitamente confundida com uma peça de lingerie normal!
Por tudo isto, posso responder que, sim, as cuecas menstruais funcionam e são uma alternativa realmente eficaz, barata e amiga do ambiente, aos pensos higiénicos e aos tampões.
Dicas e cuidados - cuecas menstruais
1. Lavagem
A primeira dica que dou, neste âmbito, é respeitar bem as indicações de lavagem da cueca. Se na mesma indicar que não é possível usar amaciador, não o façam, por favor! Só assim garantem a eficácia da peça, bem como a sua durabilidade.
2. Ler reviews
Antes de escolher a marca, procurem ler reviews sobre a mesma. Foi isso que fiz a propósito das peças da Snuggs, que encomendei na Notino.
3. Cuidado com a secagem da peça.
Certifiquem-se que secam bem e completamente a peça, antes de a começar a usar.
4. Comprem mais do que uma.
Se a vossa ideia for afastar por completo o uso de pensos e tampões, é recomendável comprarem pelo menos 3 cuecas menstruais, para irem trocando, durante o período.
5. Escolhem bem o nível de absorção.
Por norma, as cuecas indicam qual o grau de absorção para o qual foram concebidas. Assim, se tem um fluxo intenso, escolha cuecas adaptadas a mesmo, porque terão um poder de absorção maior.
Convencidas?