Crónicas de grávida #3
Por aqui, a barriga cresce a bom ritmo e apesar de comer praticamente de tudo e de andar (quase) sempre a pensar em comida, tenho tentado praticar exercício físico e cuidar de mim, a vários níveis.
As aulas com a Mariana, no Centro do Bebé, já começaram e têm lugar duas vezes por semana.
Como ela me explicou nos primeiros dias, é muito importante fortalecer a bacia e o períneo, mas também as pernas e os braços, que, daqui por uns meses, vão pegar em ovos e bebés, sacos e saquinhos, e precisam de estar fortalecidos.
Para além disso, as pernas também merecem muita atenção. No meu caso, vivendo num 2.º andar sem elevador, tenho de me mentalizar para a ginástica que será necessária quando a menina nascer...
É por isso que as nossas aulas se têm focado em exercícios de pernas e braços, mas também de postura. E apesar de (um pouco) exigentes, têm-me sabido muito bem e noto que me dão mais agilidade e noção das transformações pelas quais o meu corpo está a passar.
A par da ginástica, fui recente ao Spa do Myriad by SANA Hotels, experimentar uma massagem específica para grávidas.
O Sayanna Wellness (assim se chama o Spa do Hotel) é, para mim, o Spa com a melhor vista de Lisboa, ou não se situasse sobre o rio, no 23.º andar do edifício que o suporta.
Antes da massagem, tive direito a um banho de rosas aos pés, como ritual de boas-vindas, que me soube lindamente.
Quanto à massagem propriamente dita, foi feita com óleos específicos, à base de rosa, para gravidez e serviu essencialmente para relaxar. Fiquei deitada de lado, com almofadas, para um maior conforto, e, no final, ainda me massajaram a cabeça e o rosto.
Foi uma ótima forma de aliviar tensões e, estou certa, saberá ainda melhor (se é que é possível) num estado mais avançado da gravidez.