Costuras & arranjos
As peças de roupa, independentemente da marca e da sua qualidade, tendem a necessitar de pequenos arranjos, com o passar do tempo e o uso. Um bolso descosido, um botão que sai, um fecho que é necessário trocar, entre outras coisas, que convém não descurar.
Assim, o meu conselho é que, no início de cada estação, confira o estado das suas peças e coloque de lado tudo o que necessita de pequenos arranjos.
Depois, tem duas hipóteses – ou trata de as arranjar, por si, em casa, ou entrega as peças ao cuidado de uma costureira.
Se é prendada para a costura, está de parabéns! Prender um botão ou coser um bolso são tarefas simples e, acredite, não exigem muito jeito – por isso, se as conseguir fazer, poupará alguns euros e começará a dar ainda mais valor às suas peças.
De todo o modo, se não for o caso, não vale a pena desesperar. As costureiras (e alfaiates) existem para isso e é tudo uma questão de procurar uma competente (peça conselho a amigas, vizinhas ou familiares – elas saberão orientá-la).
O fundamental é não deixar as peças no fundo do armário, sem uso, porque necessitam de pequenos arranjos. Arranjá-las rapidamente deve, por isso, ser o seu objetivo, de modo a ter o seu guarda-roupa a 100%.
Uma vez encontrada uma boa costureira ou alfaiate, não a/o perca de vista. Pode ser útil para fazer, por medida, aquele vestido que deseja e não encontra em loja nenhuma, ou para mudar o aspeto daquela camisa, saia, ou top, que necessita de uma mudança urgente.
Acima de tudo, perceba que as roupas podem ganhar novas vidas e que não devem ser dispensadas só porque estão a necessitar de um pequeno arranjo. Desta forma, terá um guarda-roupa mais sustentável e conseguirá diminuir a a sua pegada ecológica.
Imagem via sew4home.