Correio da Leitora
A Marta enviou-me recentemente o seguinte e-mail:
Seria possível fazer um post sobre roupa compatível com amamentação? Como o meu primeiro filho foi um bebé de verão foi mais fácil, mas agora que acabo de ser mãe da segunda sinto-me um pouco perdida. Obrigada. Beijinhos.
O tema não é novo por aqui, mas vale a pena partilhar novamente algumas dicas, que espero que ajudem a Marta e todas as interessadas.
Lembro-me, a propósito do tema, que, durante a amamentação da Laura, alguém escreveu aqui que amamentava "por baixo", usando qualquer tipo de roupa.
Eu, nessa altura, fazia-o "por cima", privilegiando peças com aberturas fáceis e com decotes. Agora, com a Emília, faço-o por baixo, levantando as camisolas. Como sou friorenta, esta acaba por ser a melhor forma que encontro para estar quente e confortável, ao longo do dia, sem ter que me preocupar com roupa mais leve ou decotada, na zona do pescoço.
De todo o modo, para a Marta e para todas aquelas mulheres quem prefere peças que impliquem pouca pele à mostra, eis alguma sugestões:
1. Roupa específica para amamentação
Apesar de ser um investimento que não dará para muito tempo (só enquanto o bebé mamar), a verdade é que há muita opção específica para amamentação, gira e em conta. Lojas e marcas como a Vertbaudet, a La Redoute, a ASOS, a C&A ou a H&M, têm algumas propostas interessantes, que vale a pena ter em atenção.
Se, como eu, optar por usar o que já tem em casa, invista apenas em bons soutiens de amamentação, que vão ser os seus melhores amigos nos próximos tempos.
2. Camisolas com fecho à frente
Podem ser mais ou menos quentes, dependendo do material, e são do mais prático que há, quando se pretende amamentar. São a minha peça de eleição (em malha ou lã), quando se trata de amamentar em dias mais frios e locais complicados, como aviões, por exemplo.
Nem sempre é fácil encontrar peças com fechos no decote, mas, se procurarmos bem, encontramos sempre algumas peças nas coleções de inverno.
3. Botões, botões, botões
Não sendo tão rápidos para abrir ou fechar quanto um fecho, são, claro, igualmente práticos. Entre camisas e túnicas, certifique-se que os botões podem ser abertos só com uma mão, porque é possível que tenha a outra ocupada com o seu bebé.
4. Decotes e materiais extensíveis
Entre peças com decotes e materiais extensíveis q.b., vale tudo para facilitar a hora da amamentação.
No que aos materiais diz respeito, tenha cuidado para não deformar a peça - certificando-se que o material pode, de facto, ser esticado sem qualquer dano.
5. Vestidos
Os vestidos podem ser uma peça complicada, se não forem decotados. Por isso, das duas uma: ou escolhem um vestido com decote (ou um decote fácil de abrir e fechar), ou então optem por um modelo específico para amamentação. Neste âmbito, a loja online ASOS costuma ter propostas bem interessantes (mesmo de cerimónia).
6. Fraldas ou écharpes
As fraldas de bebé são do melhor quando amamentamos. Tapam e aconchegam, sendo, por isso, uma boa ajuda quando temos que amamentar em locais públicos.
Ter uma écharpe na carteira também pode ser uma boa ideia - servindo para a mesma finalidade: aconchegar o bebé e tornar o ato um pouco mais privado (para "não ferir susceptibilidades").
Pessoalmente, com a Emília, estou muito mais descontraída em relação à amamentação. Deixei de usar acessórios que tapem (usava uma espécie de poncho com a Laura) por completo a bebé, usando antes uma fralda, manta ou, mesmo, écharpe.
Honestamente, da mesma forma que não nos escondemos quando estamos a comer, também não me parece lógico esconder um bebé quando está a comer (ou levá-lo para locais estranhos e sujos, como casas de banho - quem de nós gostaria de almoçar ou jantar sentada numa casa de banho?). Mas acreditem que até chegar aqui foi um processo de dois bebés - na amamentação da Laura, cheguei a fechar-me numa casa de banho para o fazer...
Por tudo isto, cabe a cada mãe decidir o que fazer, tendo em conta o que acha melhor, para si e para o seu bebé, sem receios, vergonhas ou tabus...
Imagens ASOS.