Cores neutras, cores frias e cores quentes
Como combinar?
Depois de, na semana passada, vos ter falado dos diferentes tipos de cores, hoje vamos analisar de que forma combinam melhor. Claro que todas nós sabemos, de forma mais empírica ou mais teórica, de que modo as cores tendem a combinar melhor - sobretudo pela percepção que temos, depois de as vermos juntas.
Assim, sabemo que os tons neutros são, por natureza, os mais fáceis de conjugar, já que ficam bem como tudo e misturam-se muito bem, entre si.
Já os restantes tons podem ser mais complicados de usar, sobretudo quando os queremos juntar, sem recorrer aos neutros.
No entanto, é possível coordenar as cores frias e as cores quentes, sabendo os grupos de cada cor.
Desta forma, os tons frios tendem a funcionar muito bem com os outros tons frios e os tons quentes resultam bem, em regra, ao lado de outros tons quentes. Por exemplo, o vermelho o laranja são combinações que resultam bem, da mesma forma que usar azul com verde é uma boa aposta.
Mas não é tudo! Com o círculo cromático à frente, podemos ver que cores estão em lados opostos – e essas, curiosamente, também resultam bem juntas (mesmo pertencendo a grupos distintos).
O que também resulta passa por traçar um triângulo sobre o círculo e ver quais as três cores que daí resultam – as mesmas também podem ser usadas juntas (verde, laranja e violeta, por exemplo).
De todo o modo, se as peças estiverem afastadas, há menos riscos de contraste, ao contrário do que sucede quando as peças estão sobrepostas, notando-se, aí, bastante, o contraste de cor.
Convém perceber que a coordenação de peças de tons não neutros é importante para garantir looks marcantes, em que o foco está no look total e não apenas nesta ou naquela peça. Assim, quando se combina uma camisola verde, por hipótese, com umas calças pretas, o destaque está na camisola, já que é ela que se torna na estrela do visual (as calças são como que "apagadas", e não sobressaem).
Se, pelo contrário, misturarmos a camisola verde com umas calças em azul, o look parece que resulta de forma mais coesa, acabando por se destacar num todo.
Por outro lado, quando combinamos uma cor quente ou fria com um neutro, podemos estar a mudar o tom daquela cor. Concretizando, quando juntamos o laranja ao branco, parece que o laranja se torna mais claro. Já se o combinarmos com preto, para além do look ficar mais pesado, parece que o laranja até se torna mais escuro.
Posto isto, é hora de começar a brincar com as cores que tem no armário. E se tiver dúvidas sobre como as usar, imprima o círculo cromático, cole-o na porta do roupeiro e espreite-o antes de escolher as roupas a usar. Vai ver que tudo se torna mais fácil...
Imagens via EVOKE.