Cores neutras, cores frias e cores quentes
Quais são?
Os tons neutros são aqueles que normalmente não aparecem na roda das cores – são, por isso, tons de baixa intensidade e reflexo, que transmitem pouca energia. No entanto, são uma constante na nossa vida (basta pensar nos tons do nosso corpo, na sua maioria, neutros) e funcionam muito bem como complemento das outras cores. É, por isso, que se diz, e com razão, que os tons neutros funcionam com tudo.
Como dá para perceber, existem imensas cores neutras, que podem variar um pouco de tom. Mas as mais conhecidas acabam por ser o preto, o branco, o cinza, o castanho e o bege.
O azul, apesar de não ser considerado, à partida, um neutro, acaba por ter, muitas vezes, esse efeito – pensem numas calças de ganga azul, que ficam bem com tudo.
Outro neutros, dos quais nem sempre nos lembramos, são o dourado e o prateado. Aliás, basta ter em mente que funcionam os dois juntos e que podem ser colocados sobre qualquer cor (pensem nas joias e na bijutaria).
Para além das cores neutras, temos as quentes e as frias.
Os tons/cores frios são aqueles que nos transmitem uma sensação mais fria e são, por exemplo, o verde, o azul marinho ou o azul celeste, o roxo e o lilás.
Já os tons quentes, que nos transmitem uma sensação de calor, são o vermelho, o laranja, o amarelo e o rosa.
Para perceberem melhor de que tons estou a falar, espreitem o círculo cromático e, se puderem, imprimam-no e colem-no nas portas do vosso guarda-roupa (pode dar uma ajuda preciosa na hora de combinar cores, como eu explicarei num post futuro...).
Imagens via pinterest.