Como usar cintos?
Aprenda a tirar partido deste acessório de moda.
Todas nós temos vários cintos no armário. São daqueles acessórios óbvios que temos e que nos habituamos a usar nas calças, sem que, muitas vezes, consigamos perceber o quão poderosos podem ser num look.
Assim, será que, na altura de os usar, sabemos como tirar o máximo partido dos cintos, a favor do nosso corpo?
Será que conseguimos perceber que podem unir todo o look, evidenciar o nosso ponto forte do corpo ou, então, afastar as atenções de uma barriga proeminente?
Os anos de consultoria de imagem fizeram-me perceber que há muitas mulheres que não sabem ainda como usá-los e que, por isso, os colocam no fundo do armário, a guardar pó.
Eu, confesso, não me canso de os usar. E, curiosamente, ou não, raramente os uso só nas calças. Adoro conjugar cintos de pele sobre vestidos ou blazers, dobrá-los, apostando ora em modelos finos, ora em modelos mais largos e marcantes.
Paralelamente, estou cada vez mais convencida que, em termos visuais, os cintos são dos acessórios que mais podem mudar, para melhor, o visual feminino, valorizando a silhueta e marcando as curvas (se for essa a nossa vontade, claro).
Mas isso só acontece se os usarmos da forma correta. Para ajudar, partilho por aqui algumas dicas que podem ajudar e que, estou certa, vão fazê-la olhar para os cintos de forma diferente.
Duvida? Então espreite...
1. Os cintos servem, acima de tudo, para evidenciar a cintura.
Mais do que segurar calças ou saias, os cintos devem ser usados para valorizar o nosso corpo e tornar o look mais bonito e apelativo.
Por isso, se acha que os cintos têm como única finalidade segurar calças ou saias, é porque precisa, urgentemente, de as apertar ou de as colocar de lado - por estarem grandes para si. A roupa que nos assenta bem não necessita de um cinto.
Mas este não deve ser posto de lado - muito pelo contrário. Pode e deve ser usado para valorizar a roupa escolhida e, acima de tudo, a nossa linha de cintura.
2. Proporcionalidade é a chave.
Na altura de escolher os seus cintos, tenha a ideia de proporcionalidade em mente.
Assim, deve escolher os cintos de acordo com a sua estrutura física, tendo em linha de conta a sua altura.
Logo, se for baixinha, evite cintos muito largos, que lhe vão "roubar" centímetros ao tronco e, em vez de o enfatizar de forma positiva, vão chamar a atenção, negativamente falando, para o seu tamanho.
3. Cintos statement
Cintos chamativos captam a atenção e podem ajudar a desviá-la daqueles "detalhes" que queremos muitos disfarçar: uma barriguinha saliente ou uma anca mais larga.
Por isso, vale muito a pena apostar neste género de peça, com detalhes em metalizado, por exemplo, na fivela. São do melhor para captar a atenção, distraindo-a de uma barriga saliente, por exemplo.
4. Tire partido da ponta do cinto.
Cintos longos, em que uma das extremidades é deixada na vertical, ajudam a alongar visualmente a silhueta.
Por isso, aprenda a dobrá-los de forma bonita.
5. Cintos em tecido - sim ou não?
É comum comprarmos vestidos que já vêm com cintos incorporados. O problema é que, na grande maioria dos casos, a linha da cintura "definida" pelo vestido não corresponde à linha do nosso corpo.
Conclusão?
O vestido parece que não assenta bem.
O meu conselho é que esqueçam as presilhas que seguram o cinto (podem cortá-las com jeitinho, se quiserem), e coloquem o cinto em causa na vossa verdadeira linha da cintura. Podem até esquecer esse cinto e colocar outro, em pele ou noutro material contrastante, que tende a valorizar bastante o vestido. Experimentem!
6. Evite cortes visuais
Cintos em cores contrastantes podem "cortar" visualmente o look e não resultar muito bem.
Para o evitar, experimente usar cintos da mesma cor do top ou das calças.
Claro que se estiver de jeans em ganga clara, camisa branca e usar um cinto preto, estará a usar cores contrastantes. Neste caso, usar um cinto com um detalhe metalizado, que capte a atenção, é meio caminho andado para o sucesso.
7. Sobreposições
Cintos por cima de camisolas ou de blazers, mesmo que de materiais densos ou pesados, pode resultar realmente bem e fazer milagres pela sua silhueta.
Não tema, por isso, o contraste de materiais e sobreponha, à vontade.
8. Cintos a segurar camisolas
Tem uma camisola larga e demasiado comprida, que gostaria de virar, mas que é muito grossa para colocar dentro das calças?
Não se preocupe. Coloque um cinto na base da camisola e vire-a até ficar com o efeito pretendido.
Imagens via Sézane.