Como tratar um escaldão
(cosméticos com pantenol, aloe vera & outras soluções)
Foi à praia e apanhou sol a mais? Deu um passeio sem a proteção adequada e à noite percebeu que tinha um escaldão?
Ok, acontece. É evitável? Sim. Mas acontece a todos (ou a quase todos), mesmo quando achamos que temos proteção suficiente. E a verdade é que se pedirmos, numa sala, para levantar a mão quem nunca teve um escaldão, serão poucas as mãos levantadas....
No entanto, é preciso ter cuidado. Qualquer que seja a nossa idade. Até porque convém perceber que a pele tem uma espécie de memória, que "grava" todas as experiências pelas quais passa, sejam estas boas e más. E, infelizmente, os escaldões que apanhamos na adolescência podem vir a surtir resultados menos bons no futuro...
Por isso, o melhor é sempre PREVENIR os escaldões, com bons protetores solares, evitando as horas de maior exposição solar e, claro, não esquecendo do chapéu (de cabeça e de praia) - que, muito mais do que mero acessório, é fundamental para manter o sol mais distante do rosto e corpo.
No entanto, há sempre descuidos, quer na praia, quer na cidade (quem nunca viu um turista encarnado do sol que levante o braço!) e, por isso, quando o mal está feito, nada como tentar solucioná-lo, com produtos que apaziguem a pele e a acalmem de imediato, sejam eles de farmácia ou vindos da sua cozinha (ou jardim).
Aqui a lógica é a mesma de qualquer emergência: atuar o quanto antes, com produtos after-sun de qualidade, para apaziguar a pele e evitar que o escaldão provoque lesões graves e dolorosas, na mesma.
Assim, para ajudar, partilho por aqui algumas soluções que podem ajudar. Uma delas passa pela aplicação de produtos com pantenol.
O pantenol é, para quem não sabe, o precursor da vitamina B5 (é uma forma estável desta vitamina).
O seu nome vem do grego pantothen que significa "em toda parte" - e isto porque a vitamina B5 é encontrada em quase todos os organismos vivos. E é muito usado na cosmética, porque o pantenol conhecido pelas suas propriedades hidratantes, apaziguantes e reparadoras.
Por isso, cremes com pantenol são uma ótima solução em casos de escaldão ou exposição solar excessiva.
Aqui ficam 3 produtos, todas disponíveis na Notino, que têm Pantenol na sua composição:
Altermed Panthenol Omega espuma em spray com efeito refrescante
Dermacol After Sun gel refrescante pós-solar
Bione Cosmetics Bio Sun loção hidratante após o banho de sol
Para além do Pantenol, há outro ingrediente milagroso, no que ao alívio e recuperação dos escaldões diz respeito - a Aloe Vera (conhecida por aliviar, refrescar e ajudar a pele a recuperar e a regenerar eficazmente).
E, felizmente, já é possível encontrar no mercado vários produtos com este ingrediente na sua composição. Deixo-vos com três sugestões, todas disponíveis na Notino:
Garnier Ambre Solaire leite hidratante pós-solar
Holika Holika Aloe 99% gel refrescante de hidratação intensa com aloé vera
Eveline Cosmetics 99% Natural Aloe Vera gel hidratante para rosto e corpo
Para além dos produtos de cosmética, não resisto a desvendar também algumas mezinhas caseiras, que podem ajudar e servir como SOS:
1. Folhas de aloe vera (ou babosa, como também é conhecida). Devem ser cortadas em duas, de modo a revelar a seiva que têm dentro de si. Depois, é só aplicar a folha, com a parte da seiva, sobre a pele. E reaplicar sempre que necessário.
As folhas podem ser guardadas no frigorífico, para se conservarem melhor, tornando a seiva mais fresca e ainda mais agradável de aplicar sobre a pele. Se preferir, também pode retirar a serva, com ajuda de uma colher, e armazená-la num frasquinho, fechado, no frigorífico.
2. Iogurte natural - para além de arrefecer a pele e de a acalmar, o iogurte ajuda a restabelecer o pH da epiderme. Deve ser colocado sobre a zona da pele agredida pelo sol e lá ser deixado, até secar. Depois, é só retirar com água morna e colocar um creme hidratante.
3. Uma máscara feita à base de morango triturado alivia e ajuda também a regenerar a pele. Deve ser colocada a atuar durante cerca de 5 minutos. Se quiser potenciar a ação dos mesmos, junte-lhe iogurte natural.
4. Tire partido do poder nutritivo do abacate, triturando metade de um e juntando-lhe mel. Misture tudo bem e coloque sobre a pele, durante cerca de 15 minutos.
5. O leite gordo também é uma boa solução para acalmar a pele, regenerando-a. Para tirar partido das suas propriedades, o ideal é embeber uma gaze ou um pedaço de pano limpo e depois colocar sobre a pele afetada.
6. Triture meio copo de aveia, até que esta se transforme num pó. Depois misture o preparado com uma colher de mel e leite q.b., de forma a transformar o preparado numa pasta, não demasiado líquida. Aplique sobre a pele e deixe atuar durante cerca de 15 minutos.
7. O ácido tânico, presente no chá preto, ajuda a restaurar a pele do corpo. Para tirar todo o benefício do mesmo, faça uma infusão com 3 saquetas de chá preto e com algumas folhas de menta. Depois, deixe arrefecer muito bem e aplique a infusão sobre a pele, com a ajuda de compressas ou de algodão. Pode manter a mistura no frigorífico, para a conservar melhor e para, fria, ser ainda mais agradável de colocar sobre a pele.
Imagem via Maria Claire.