Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

mini-saia

O blog de Mónica Lice.

20
Jun22

Como escolher ingredientes nos cosméticos?

Mónica Lice
Longe vão os tempos em que comprávamos um creme só com base na marca ou no preço.
 
Hoje em dia, numa altura em que a informação é a chave, somos, felizmente, mais informadas nas escolhas e, tendo várias opções no mercado, podemos e devemos escolher em consciência, pesando os prós e os contras de cada produto, e indo muito para além do simples aspeto da embalagem.
 
Com o avanço da ciência, percebemos que podemos contar com vários ingredientes e todas as suas propriedades e benefícios.
 
Aliás, para cada necessidade da nossa pele, há ingredientes específicos que podem ajudar.
 
Ter, por isso, em linha de conta para que serve cada ingrediente pode ajudar, e muito, na escolha dos melhores produtos para a nossa rotina diária de cuidados da pele.
 
Na impossibilidade de referir todos os ingredientes possíveis de aparecer nos rótulos dos cosméticos, destaco aqui alguns dos principais.
 
 
 
O que é?

É uma macro-molécula de açúcar, que existe e é produzida naturalmente pelo nosso corpo, com propriedades hidratantes.

Essas propriedades de hidratação advêm do facto do mesmo ligar-se com a uma quantidade grande de água (até 6 litros por 1 grama), permitindo a migração rápida de células, nos nossos tecidos. 

É, por isso, considerado um hidratante natural da pele.

 

Para que serve?
 

Dada a sua capacidade para transportar e reter água, o ácido hialurónico ajuda na rápida regeneração de tecidos e numa melhor nutrição e oxigenação da pele. Por isso, contribui, não apenas para sarar cicatrizes, mas também para manter a nossa pele mais firme e elástica, ao mesmo tempo que garante a produção de fibras de colagénio e elastina novas.

A sua ação também se verifica ao nível do cabelo: 

O ácido hialurónico hidrata o cabelo seco e danificado, protegendo-o contra a perda de humidade, e evitando a quebra de cabelo e o surgimento de pontas duplas. Ajuda ainda a restaurar o brilho do cabelo cansado e seco.

 

Onde encontrá-lo?

Antigamente, o ácido hialurónico era obtido de cristas de galos.

Atualmente, com todos os avanços da ciência, o ácido hialurónico obtém-se em laboratório, recorrendo a bactérias geneticamente modificadas. O resultado daqui obtido é idêntico ao componente existente no corpo humano.

 
Existem vários cosméticos onde o ácido hialurónico é o principal ingrediente. Eu destaco 3, todos disponíveis na Notino:
 

ácido hialurónico.jpg

1. Vichy Minéral 89 Hyaluron-Booster com efeito revitalizante e fortificante.
2. Neutrogena Hydro Boost Face Gel de Rosto hidratante.
3. L’Oréal Paris Revitalift Filler sérum antirrugas com ácido hialurónico.
 
 
 
O que é?
O retinol é um ingrediente que deriva da vitamina A.
Cedo se descobriu que era altamente benéfico para a pele, a ponto de ser hoje considerado por muitos como uma espécie de "milagre natural" ou "elixir da juventude", no que ao cuidado da pele diz respeito.
 
Para que serve?
Originalmente, o retinol era usado para o tratamento de situações de acne.
No entanto, percebeu-se que tinha efeitos secundários, positivos e rápidos, ao nível do retardar do envelhecimento da pele e, por isso, começou a seu usado também neste campo.
 
Atualmente, a lista dos benefícios do retinol é extensa:
 
1. Estimula a produção de colagénio e elastina - aumentando a resistência e a elasticidade da pele. Resultado: menos rugas e uma pele mais suave e elástica.
2. Promove a esfoliação da pele, tornando-a mais bonita e luminosa.
3. Tem um efeito antioxidante, ao mesmo tempo que promove a regeneração e o crescimento das células cutâneas (as cicatrizes saram mais depressa e a pele fica esticada e lisa).
4. Melhora o aspeto do acne.
5. Diminui manchas e previne o seu aparecimento.
 
Onde encontrá-lo?

O retinol puro pode ter origem vegetal ou animal, mas, atualmente, é produzido de forma sintética, tendo as mesmas propriedades e benefícios que o outro.

Convém sublinhar que o retinol pode ser um pouco intenso para a pele e, por isso, recomenda-se o uso de produtos com doses leves deste ingrediente. Paralelamente, é sempre preferível usar produtos com retinol apenas durante à noite, uma vez que, por promoverem uma esfoliação suave da pele, podem fazer com que esta fique mais sensível e possa sofrer mais com a exposição solar posterior e imediata.

Em termos de cosmética, são vários os produtos com retinol no mercado, pelo que o mais complicado poderá ser mesmo a escolha.

 

Para ajudar, deixo abaixo três sugestões, todas disponíveis na Notino:

 

retinol.jpg

1. RoC Retinol Correxion Line Smoothing sérum antirrugas em cápsulas.
2.Neutrogena Retinol Boost creme de noite com efeito anti-envelhecimento.
3. Revolution Skincare Retinol 1% Super Intense sérum antirrugas com retinol.
 
 
 
O que é?
 

A vitamina C pura, também conhecida como ácido L-ascórbico, é o derivado mais importante da vitamina C usado na indústria cosmética.

Trata-se de um importante antioxidante, que tem a vantagem de ser rapidamente absorvido pela pele. Ao mesmo tempo que é absorvido, cria nela uma espécie de escudo protetor, que a torna mais resistente aos raios solares e aos radicais livres, bem como à poluição.

 

Para que serve?
A Vitamina C é um dos antioxidantes mais poderosos da cosmética. Os seus efeitos e benefícios são extensos, e verificam-se na pele e no cabelo. 
 
Aqui ficam alguns deles:
 
1. Protege as células dos danos causados pelos radicais livres.
2. Ajuda a minimizar manchas, prevenindo o seu aparecimento. Para além disso, é muito usado para uniformizando o tom da pele.
3. Tem efeitos anti-inflamatórios, pelo que acelera o processo de cicatrização de pequenas feridas e cicatrizes (de acne e outras).
4. Ajuda na produção de fibras de colagénio na pele.
5. Previne o envelhecimento precoce da pele, reduzindo linhas e rugas.
6. Torna a pele mais luminosa e uniforme.
7. Esfolia suavemente as camadas cutâneas superiores.
 
Onde encontrá-la?

A vitamina C está naturalmente presente em vários frutos, plantas e legumes, como os citrinos, no geral, a rosa mosqueta ou os brócolos.

No campo da cosmética, a Vitamina C pode ser natural ou obtida sinteticamente, em laboratório.

Por ser um componente instável, os produtos com Vitamina C devem ser usados no prazo indicado na repetiva embalagem, e da forma que lá é indicada, de forma a garantir que mantém todas as suas propriedades e benefícios.

Para além disso, como a Vitamina C pode sensibilizar um pouco a pele, é recomendável começar os tratamentos à noite, e usar sempre proteção solar elevada nesse período e após o mesmo.

 

Hoje em dia, a Vitamina C está presente em muitos produtos, de várias marcas. Deixo-vos com três exemplos, todos disponíveis na Notino:

vitamina C.jpg

1. La Roche-Posay Pure Vitamin C sérum iluminador antirrugas com vitamina C.
2.  Lirene C+E Vitamin Energy sérum concentrado com efeitos revitalizantes.
3. RoC Multi Correxion Revive + Glow sérum iluminador com vitamina C para rosto e pescoço.
 
 
Colagénio
 
O que é?
É uma proteína fibrosa, de rápida absorção, presente naturalmente no corpo humano, que funciona como uma componente essencial da estrutura celular, já que ajuda a preservar a estrutura, firmeza e a resistência da pele.
Infelizmente, com a idade, a síntese do colagénio diminui - e à medida que os anos avançam, a sua produção diminui bastante.
Por isso é que é tão importante dar à pele colagénio, seja através de cosméticos, seja mesmo através de suplementos.
 
Para que serve?

O colágenio é fundamental para assegurar uma pele e cabelos mais bonitos e saudáveis.

Ao nível da pele, influi diretamente na sua estrutura e firmeza, atrasando o aparecimento de linhas, rugas, flacidez e falta de firmeza.

As vantagens são, por isso, imensas - destacando-se:

1. Estimula a regeneração celular e mantém a pele mais firme e elástica.

2. Ajuda reduzir as linhas e rugas.

3.  Ajuda a pele a reter água, fazendo com que esta mantenha bons níveis de hidratação, essenciais para que se mantenha mais bonita e saudável.

4. Ajuda a pele a manter-se uniforme e luminosa.

5. Reduz as manchas e ajuda a prevenir o seu aparecimento.

 
Onde encontrá-lo?
Na cosmética, o colagénio pode ser de origem animal e vegetal. Atualmente, também existem alternativas sintéticas, altamente eficazes em termos de resultados.
 
E são muitos os produtos que têm o colagénio na sua lista de ingredientes. Na impossibilidade de mostrar todos, destaco três, todos disponíveis na Notino:
 
 

Colagénio.jpg

1. KORIKA Korean Heritage sérum rejuvenescedor facial com colagénio hidrolisado.

2. Delia Cosmetics Collagen elixir 100% colagénio para rosto e decote.

3. Mizon Original Skin Energy Collagen 100 sérum facial com colagénio

 
Vitamina E
 
O que é?

Também conhecida como tocoferol, a vitamina E é um nutriente lipossolúvel, que funciona como um poderoso antioxidante, já que consegue penetrar nas camadas individuais da pele, ajudando a regenerar os danos das estruturas e a hidratar a pele a partir do interior.

Para que serve?
De uma forma geral, a Vitamina E retarda o envelhecimento da pele e, para além disso, protege as células dos danos causados por radicais livres. 
 
Os seus benefícios são, por isso, inúmeros - destacando-se:
 
1. Protege o organismo dos danos causados pelos radicais livres, que são responsáveis por danificar as células.
2. Protege a membrana das células e, com isso, retarda o envelhecimento da pele.
3. Reduz os sinais de envelhecimento, alisa as rugas e renova a elasticidade e a firmeza da pele.
4. Ajuda a acalmar a pele irritada e reduz os danos na estrutura da pele, acelerando a regeneração de cicatrizes.
5. Ajuda a fortalecer o cabelo e as unhas.
 
Onde encontrá-la?
A vitamina E natural é obtida na natureza - sobretudo a partir de óleos vegetais, sementes oleaginosas, germén de trigo, vegetais escuros, entre outros.
No entanto, no mundo da cosmética, a Vitamina E é também produzida de forma sintética.
 
Dadas as suas propriedades, é possível encontrar a vitamina E em vários cosméticos. Eu deixo três exemplos, que podem encontrar na Notino:
 

vitamina E.jpg

1. Make Me BIO Super Serum sérum profundamente nutritivo e de hidratação.
2. Ziaja Cucumber creme hidratante e apaziguador com vitaminas A e E.
3. Nobilis Tilia Vitamin Concentrates Vitamin E concentrado com vitamina E.
 
Coenzima Q10
 
O que é?
coenzima Q10 é uma substância que está presente em todas as células do organismo humano, e que ajuda no processo de produção de energia.
A mesma atua também como um antioxidante, protegendo as células do envelhecimento precoce e protegendo-a de agressões externas.
A sua produção natural pelo nosso corpo diminui a partir dos 20 anos, pelo que é importante ajudar a repor os níveis, de forma a que a nossa pele se mantenha mais jovem e bonita, por mais tempo.
 
Para que serve?

Ao ajudar na produção de energia das células, a coenzima Q10 tem efeitos antioxidantes significativos, que não devem ser descurados.

Assim, protege as células do stress oxidativo, mas também dos efeitos nefastos dos radicais livres e da poluição.

Os seus benefícios são múltiplos, destacando-se:

1. Diminui e previne linhas e rugas.

2. Promove a produção de colagénio e elastina na pele - tornando-a mais firme e elástica.

3. Ajuda a tratar de eczemas e inflamações, promovendo o funcionamento correto da pele.

 
Onde encontrá-la?
Para além e ser produzida naturalmente pelo nosso corpo, a coenzima Q10 está naturalmente presente em vários alimentos e pode ser produzida em laboratório, inserindo-se, com sucesso, em vários cosméticos para o corpo, rosto e, até, cabelo.
 
Destaco abaixo alguns, que podem encontrar na Notino:
 

coenzima Q10.jpg

1. Nivea Q10 Power creme de dia reafirmante e antirrugas.
2. Bione Cosmetics Exclusive Q10 creme de olhos com ácido hialurónico.
3. Saloos Intensive Care elixir squalane & Q10.

Óleo de CBD 
 
O que é?
O CBD, ou seja, o canabidiol, é uma substância ativa extraída da famosa planta cannabis sativa.
O seu uso na cosmética não é propriamente uma novidade, mas só agora se tem falado mais desta substância.
Ao contrário do que se pensa, esta não é uma substância psicoativa, pelo que o seu uso não traz quaisqquer alterações no foro mental.
 
Para que serve?
O óleo da cannabis acelera a regeneração das células, atrasa o envelhecimento cutâneo e ajuda na hidratação da pele.
As suas vantagens para a pele são extensas e devem ser mencionadas:
 
1. Reduz os sinais da acne.
2. Alivia eczemas. 
3. Aporta hidratação à pele.
4. Previne rugas e linhas.
5. Deixa a pele mais luminosa e protegida.
 
 
Onde encontrá-lo?
Encontramos na planta, que dá nome à substância e, atualmente, em vários cosméticos disponíveis no mercado.
 
Eu destaco três, que podem encontrar na Notino:
 

Óleo de CBD .jpg

1. Revolution Skincare CBD spray nutritivo facial.
2. Rodial CBD Sleep Drops tratamento noturno concentrado com efeito regenerador.
3. Saloos CBD sérum facial.
 

Ceramidas
 
O que são?
As ceramidas são composições de ácido gordo e de esfingosina, e são um dos componentes principais da nossa membrana cutânea.
Estão naturalmente presentes na pele humana, mas a sua produção diminui com a idade e, após os 40 anos, a produção de novas ceramidas praticamente chega ao fim.
 
Para que servem?
As ceramidas são fundamentais para a preservação de uma pele e cabelo bonitos e saudáveis.
 
Têm várias vantagens, a saber:
 
1. Protegem a pele contra a desidratação provocada pelas agressões externas (alterações de temperatura, poluição, raios solares).
2. Reparam a estrutura da pele, promovendo a sua elasticidade.
3. Previnem a formação de rugas e os sinais de envelhecimento da pele.
4. Regeneram os fios capilares.
 
Onde encontrá-las?
As ceramidas há muito que se encontram na cosmética, dado o seu poder na barreira cutânea.
A indústria cosmética vai buscar ceramidas à natureza, mas também as produz em laboratório.
E são muitos e vastos os produtos com ceramidas na sua composição, sendo que os capilares são dos mais conhecidos, mas não são os únicos.
 
Na impossibilidade de referir todos, destaco três, todos disponíveis na Notino:
 

Ceramidas.jpg

1. CeraVe Moisturizers creme hidratante de rosto e corpo para pele seca a muito seca.
2.  Elizabeth Arden Advanced Ceramide sérum de olhos em cápsulas.
3. RYOR Normal to Combination creme nutritivo com ceramides.
 

O que procura?

Sigam-me

Escrevam-me:

Captura de ecrã - 2016-02-17, 12.17.17.png

aminisaia@gmail.com

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2011
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2010
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2009
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2008
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D
  196. 2007
  197. J
  198. F
  199. M
  200. A
  201. M
  202. J
  203. J
  204. A
  205. S
  206. O
  207. N
  208. D
  209. 2006
  210. J
  211. F
  212. M
  213. A
  214. M
  215. J
  216. J
  217. A
  218. S
  219. O
  220. N
  221. D