Como definir caracóis (12 dicas)
Depois de várias perguntas acerca do que costumo fazer para definir os meus caracóis, decidi dedicar um post completo ao tema, já que sei que há muitas meninas por aqui com um cabelo parecido com o meu.
Em primeiro lugar, convém salientar que cedo percebi que respeitar a natureza do meu cabelo era meio caminho andado para o ter bonito.
É verdade que fiz, na vida e no passado, um alisamento permanente. No entanto, e apesar de o ter, na altura, disciplinado, fiquei com um cabelo pouco bonito e sem grande vida. Não ficou totalmente liso ou sem volume, mas os caracóis que tinha desapareceram e, a médio prazo, fiquei convencida que nunca mais os teria.
Felizmente que assim não aconteceu e em boa hora percebi que o melhor é mesmo respeitar a natureza do meu cabelo e tirar partido dele! E já que tenho caracóis, porque não potenciá-los e tirar o máximo partido dos mesmos?
A resposta a esta pergunta pode ser óbvia para muita gente, mas sei que ainda há muitas mulheres que têm caracóis, por este Portugal fora, e que os escondem debaixo de alisamentos, produtos de styling e muita placa!
Por isso, e em jeito de quase manifesto, que bom seria que mais e mais mulheres assumissem o seu cabelo tal qual é e o potenciassem, de alguma forma!
Devaneios à parte, desde que as mãos providenciais e talentosas da Maria Lourenço me cortaram o cabelo, que tudo se tornou muito mais fácil.
Desde então os cuidados capilares se simplificaram. Mas nem por isso deixei de ter atenção para com os caracóis. Esta atenção é necessário e vale a pena ter em conta algumas dicas e truques. Aqui fica, por isso, o que costumo fazer:
1. Evito lavar diariamente o cabelo. Muitas vezes, percebo que os caracóis ficam mais bonitos no dia seguinte à lavagem, porque o cabelo já secou por completo, e os cachos estão mais bem definidos. Por isso, tento lavar três vezes por semana e não mais do que isso.
2. Os caracóis gostam de produtos suaves! Nada de champôs muito agressivos, cheios de SLS, que fazem muita espuma, e embaraçam todo o cabelo!
O ideal é usar champôs o mais naturais possível, idealmente específicos para este género de cabelo.
Os mesmo não costumar fazer muita espuma, mas não se preocupem! É sinal que não estão cheios de detergentes e que, por isso, não agridem o cabelo nem o couro cabeludo.
3. Hidratar bem o cabelo é fundamental. Para além do condicionador, as máscaras de hidratação, específicas para cabelos ondulados, para cabelos secos ou para cabelos pintados, são fundamentais. No meu caso, gosto de aplicar uma máscara pelo menos uma vez por semana, deixando atual o tempo indicado pela mesma.
4. Durante a lavagem, e quando estou a hidratar os fios, quer com o condicionador, quer com a máscara, desembaraço logo nessa altura o cabelo. Uso os dedos ou, caso seja necessário, um pente "garfo" de dentes muito largos, específico para caracóis (uso o mesmo há anos). Essa é a única vez que escovo os mesmos. Nunca o faço depois e, mais importante, nunca o escovo a seco - sob pena dos caracóis se transformarem em volume.
5. A seguir à lavagem, tento tirar o excesso de água sem toalha e só depois é que a uso. Quando consigo, uso um pano de algodão (as t-shirts velhas servem na perfeição) para o secar. Muito importante: não esfrego o cabelo com a toalha ou o pano - limito-me a absorver suavemente o excesso de água, mas sempre respeitando o cabelo e os caracóis que, entretanto, se começam a formar. Costumo fazer o movimento com a mão aberta, que se levanta e fecha suavemente à volta dos mesmos.
6. Com o cabelo molhado, aplico o definidor de caracóis. Podia estar aqui a escrever parágrafos e parágrafos sobre este produto.
Já experimentei mais de uma dezena deles, mas, infelizmente, poucos me encheram as medidas e me deixaram 100% satisfeita. Muitos destes produtos deixam os cabelos secos e os caracóis com aspeto húmido e rígido. Eu prefiro muito mais o aspeto de caracol natural e hidratado, que se mantém bonito nos dias seguintes, mas sem aspeto húmido ou seco - por isso, só uso produtos em textura creme, e evito espumas, por secarem o caracol.
Deixo abaixo deste post uma lista de alguns dos meus definidores de caracóis preferidos do momento - espreitem e confiram.
7. Aplicar pouca quantidade de definidor de caracóis é muito importante. Paralelamente, é importante espalhar bem o mesmo em todo o cabelo e certificar-mo-nos que não há partes com mais produto do que outras.
8. No que diz respeito à secagem, sempre que possível, seco ao ar livre. Quando uso o calor, não prescindo do meu difusor: o Difusor Bellissima My Pro, que é absolutamente fantástico e, melhor, realmente eficaz na secagem de cabelo com caracóis e cachos.
9. Quando pretendo definição e algum volume, seco com o difusor na mesma, mas com a cabeça para baixo.
10. Nas manhãs em que não vou lavar o cabelo, costumo humedecer as mãos com água e, com elas, ir moldando os caracóis.
11. Nesses dias e sempre que necessário uma definição extra, não prescindo dos produtos para caracóis, que podem ser usados no cabelo seco.
Um dos meus preferidos é o Phyto Specific Manteiga de Styling Nutritiva - que é uma manteiga, que se transforma em óleo, quando aplicada, e que dá aquele ar de quem acabou de sair do cabeleireiro e está pronta para uma sessão fotográfica. É, como o próprio nome indica, um produto de styling com textura de manteiga, que deixa o cabelo lindo e sedoso, e os caracóis bonitos e bem definidos. Estou fã deste produto e recomendo-o, mesmo!
Também estou fã do Curl Manifest Refresh Absolu Kérastase - concebido para ser usado nos dias em que não lavamos o cabelo, confere hidratação imediata, ao mesmo tempo que os caracóis voltam a tomar forma, de forma flexível e sem pesar.
12. Por fim, e não menos importante: muito cuidado com a escolha da pessoa que nos vai cortar o cabelo. Nem toda a gente domina a técnica de cortar cabelo encaracolado! Por isso, convém escolher bem a pessoa a quem vamos confiar os nossos caracóis!
O meu top de produtos para caracóis do momento (lista atualizada em abril de 2022):
1. Phyto Specific Curl Legend Gel-Creme Escultor de Caracóis
É um leave-in em creme, que faz literalmente o que promete: definir caracóis bonitos e hidratados, que ficam flexíveis e suaves ao toque.
2. Shu Uemura Styling Uzo Cotton
É um Creme de Definição em formato leave-in, que não necessita de enxaguamento, sendo muito prático de usar, depois da lavagem.
Como o nome indicia, por causa da noção de "algodão", este produto dá uma fixação ligeira aos caracóis. Ajuda a que fiquem formados e mais bonitos, mas de forma bem natural.
Pessoalmente, adoro o resultado e adoro a embalagem. Só é pena ser tão pequena para o preço, mas já que o produto é excelente, lá isso é.
3. Color WOW Dream Coat Curly Hair
Este produto parece água. Aplicamos em spray e nem damos por ele.
Depois de aplicar o spray em todo o cabelo molhado, deixei secar ao ar livre. O resultado foi realmente surpreendente: os caracóis ficaram mesmo bem definidos e o cabelo ficou leve como nunca!
Ou seja, o cabelo fica com algum volume, mas de forma bonita e, acima de tudo, bem natural. Para além disso, o cabelo fica com toque sedoso e nutrido, nada seco.
4. Catwalk by TIGI Curls Rock Amplifier
Costumo aplicar no cabelo molhado, seco previamente com a toalha, e só coloco uma quantidade bastante reduzida, até porque tenho o cabelo curto.
Mas o mesmo também resulta em cabelo seco (desde que o molhemos previamente). Assim, antes de o aplicar, molho as mãos e passo-as no cabelo, para o humedecer (um spray com água também funciona bem). Depois, com um pouco de produto nas pontas dos dedos, modelo os caracóis, deixando o cabelo secar ao ar livre.
Desde que o comecei a usar que noto os caracóis mais definidos, e o cabelo com menos volume, tal como eu pretendia. Os caracóis não ficam ressequidos e o cabelo fica com um ar bonito e natural.
5. Curl Manifesto Crème De Jour Fondamentale da Kérastase
Esta nova gama Curl Manifesto é toda ela excelente para quem tem cabelos com caracóis ou ondulações. No campo da definição, este produto é dos meus preferidos.
Ajuda a dar definição, sem secar ou pesar no cabelo. Os caracóis ficam bonitos e aguentam-se mais do que um dia com bom aspeto.
Para quem tem caracóis, fica a pergunta - quais os vossos definidores de caracóis preferidos?