Como criar um armário cápsula?
5 passos para criar o seu
O armário cápsula é um armário limitado, com um número reduzido de peças - peças essas que devem ser todas perfeitamente conjugáveis entre si.
Assim, com essas peças, poderemos criar um número quase ilimitado de looks, para um determinado período de tempo, limitado ou não.
Pessoalmente, acho que faz mais sentido ter um armário cápsula por estação, que atenda às diferenças climatéricas de cada período do ano e que, desta forma, se adapte, com peças mais ou menos quentes.
Se o objetivo é adotar esta técnica na sua vida e criar um armário cápsula que facilite o seu dia a dia, tome nota do que tem de fazer:
1.º Pegue numa folha e numa caneta e procure perceber qual o seu estilo, quais os looks que gosta de usar ou que gostaria de usar, o que mais combina consigo e com a sua vida, cores preferidas, prints, texturas. Basicamente, aponte tudo o que gosta de usar ou o que gostaria de usar, no caso de procurar também um mudança de estilo e do género de peças que costuma usar.
Para ajudar, pode criar um moodboard físico ou online, com as suas principais inspirações.
2.º Depois da análise estar feita, faça um closet cleaning. Aproveite para limpar e para arrumar o seu armário, libertando tudo o que possa estar a mais.
Peças gastas, já velhas, com defeitos ou manchas, ou que já não sirvam devem seguir viagem, deixando o armário fluir.
3.º Arrumação e libertação feita, é tempo de ver o que sobrou e o que faz sentido inserir no seu armário cápsula. Para ajudar, há peças chave que podem entrar, por serem neutras, e servirem de elo de ligação a outras, já não tão neutras assim.
Que peças podem ser essas? Deixo abaixo alguns exemplos:
1. Trench-coat
2. Camisa branca
3. Blazer (preto é uma ótima alternativa, mas não é a única - o que mostro acima, por exemplo, é verde escuro e funciona muito bem)
4. Calças de alfaiataria
5. Jeans (um par, de qualidade, que nos assente na perfeição)
7. Saia-lápis
8. Top e t-shirt
9. Um casaco curto (um biker jacket é sempre uma aposta segura)
10. Um vestido preto (o famoso little black dress)
Claro que cada pessoa é diferente, tem um estilo distinto e único e não precisa ter as mesmas peças que a amiga ou a vizinha. Nem todas as mulheres têm de ter um blazer no armário, por exemplo, ou uma camisa branca - varia muito de estilo para estilo e de pessoa para pessoa.
4.º Estabeleça um número de peças a ter e cumpra-o. Quando se trata de definir números de peças para um armário cápsula, há várias variantes que podem entrar na equação: meses envolvidos, compromissos pessoais e sociais que tem normalmente na semana, entre outros.
Por isso, não existem regras rígidas a seguir, que sejam verdades absolutas.
Por exemplo, o projeto 333, criado por uma bloguer norte-americana, que defendia um armário cápsula de apenas 33 peças para 3 meses pode ser bastante limitador e difícil de concretizarm na prática.
Por isso, gosto de apontar para as 60 peças, para 3 meses, por exemplo, porque me parece mais fácil de concretizar.
5.º Se, no processo, chegar à conclusão de que necessita de mais peças, pode, obviamente, comprar. Tenha cuidado oara fazer compras conscientes e de qualidade.
Opte por peças que lhe pareçam duráveis, olhe para as etiquetas para ter a certeza de fazer boas compras e compre só as peças efeitamente necessárias para completar o armário cápsula que está a criar.
Se, no caminho, achar a tarefa complicada, entre em contacto comigo, que eu posso ajudar: aminisaia@gmail.com.
Para se inspirar, deixo um exemplo de um armário cápsula para a primavera-verão.