Co-Sleeping - a minha experiência
Ouvi falar em co-sleeping durante a minha primeira gravidez. Em poucas palavras, significa que o bebé dorme com os pais, ou então, ao lado deles, como se dormisse na mesma cama.
Nessa mesma altura, falaram-me da existência de berços que permitem aos bebés estar ao lado dos pais, na cama, como se o próprio berço fosse uma extensão desta. E eu, depois de ouvir algumas opiniões, ler outras tantas, e pensar nas facilidades que uma solução assim oferece, decidi, em boa hora, arranjar um berço dos tais (este, da Micuna, para ser mais precisa, que é lindo, mas que só peca por ser demasiado pequeno).
Desde então que o co-sleeping tem feito parte das nossas vidas. Não sendo propriamente apologista de partilhar a mesma cama com a bebé (por razões de segurança e de conforto), acho esta ideia de extensão da cama através de um berço ao mesmo nível maravilhosa e realmente útil e prática.
No meu caso, que amamento algumas vezes por noite (umas mais do que outras), basta sentir a bebé agitada e com fome para a trazer junto a mim e, logo de seguida, a colocar novamente no seu berço, arrastando-a com relativa facilidade.
Isso faz com que eu não tenha que me levantar e, muitas vezes, mantenho-me mesmo deitada (amamento nesta posição também) - o que acaba por se refletir na qualidade do sono e no descanso, pela manhã.
Pode parecer estranho dizer que se descansa depois de ter acordado uma ou duas vezes, mas, a verdade é que, estando eu a passar por isso, comprovo que é mesmo assim. Parece que uma força secreta aparece não sei bem de onde e torna tudo mais simples...
Por isso, só tenho a dizer bem do Co-Sleeping, aconselhando-a a todas as grávidas. Há alguns berços concebidos especificamente para o efeito (a Chicco, a Micuna, a Brevi, e até a Zippy têm), da mesma forma que podem sempre tirar as grades a um berço comum e encostar (bem) a vossa cama ao mesmo, desde que fiquem ao mesmo nível/altura. Se se sentirem mais seguras, encostem as camas a uma parede, para não correrem riscos.
*A foto é da Laura, com poucos meses de vida.