Caça aos ovos
Este ano, pela primeira vez, fizemos uma caça aos ovos com as meninas cá de casa.
Começamos por preparar uns saquinhos de papel, com uns coelhos, que foram um autêntico sucesso, pelos trabalhos manuais envolvidos e pelo tempo de qualidade que passamos a preparar os sacos.
Depois, no dia da Páscoa, foi altura de procurar os ovos, os coelhinhos e outras surpresas, que foram escondidos no jardim pelo "Sr. Coelho".
Confesso que este pequeno programa acabou por superar todas as expetativas. Elas adoraram a experiência, sobretudo a Laura, que já liga mais a estas coisas, e fez o seu saco e o saco da mana.
E o mais engraçado foi que, na tarde desse dia, acabamos por encontrar ovos que tinham ficado escondidos e esquecidos.
Enquanto partilhava alguns destes detalhes nos stories do meu Instagram, tive um comentário de uma leitora, muito ofendida, pelo facto de não se tratar de uma tradição portuguesa e, como tal, não fazer sentido fazer por cá.
Honestamente, achei a brincadeira mesmo gira e quero muito que a repitam para o ano. Já que recebem ovos e outras guloseimas nesta quadra, porque não escondê-las e tornar a forma como as recebem num momento lúdico, de brincadeira, ao ar livre?
Isto para já não falar da expetativa que foi, nos dias antes, com a espera e com a preparação dos saquinhos.
Por isso, e independentemente de ser ou não tradição portuguesa, acho que o fundamental é partilhar momentos felizes com as crianças, transformando-os em memórias que ficam para a vida. Tudo o resto são, na minha opinião, esquisitices do mundo dos adultos...