Cabelos com caracóis - 5 dicas de cuidado
Tendo em conta o interesse que o post de ontem sobre o Creme para Caracóis suscitou, e de forma a responder a alguns e-mails que recebi sobre o tema, decidi fazer um post com algumas dicas sobre como cuidar de cabelos com caracóis.
Como já escrevi por aqui, só no final da minha adolescência é que comecei a valorizar os meus caracóis e a aprender como modelá-los. Para terem uma ideia, quando era criança, usava escovas normais, que me desfaziam os cachos e davam volume cabelo volume - muito volume, para ser mais precisa.
Desta forma, os caracóis não se viam - a ponto de eu, como 12 anos, ter decidido fazer uma permanente! Estão a imaginar? Pois, o cabelo ficou de tal forma estragado que só se resolveu passados uns anos, quando cortei os últimos vestígios da dita permanente. Já para não falar do quão volumoso o meu cabelo ficou nessa altura...
Anos mais tarde, com cerca de 16 anos, decidi cortar o cabelo à rapazinho, tão curto, tão curto, que alguns cabeleireiros usavam uma máquina para aparar a parte detrás na nuca.
Por isso, e após tanta experiência e "aventura capilar", já percebi que o menos é mais e há que saber respeitar a nossa natureza capilar.
Por outro lado, com as alterações hormonais dos últimos tempos, resultantes das duas gravidezes, passei por um período complicado, onde achei que os caracóis tinham partido para sempre. Mas, felizmente, essa fase passou e está tudo a voltar à normalidade.
Assim, aqui ficam algumas dicas importantes para quem tem um cabelo com caracóis e pretende tirar partido deles:
1. Escolher bem o cabeleireiro
Esta dica pode ser banal, mas é super importante, porque, infelizmente, ainda há muito cabeleireiro que não sabe cortar um cabelo com caracóis em condições.
Por isso, escolher alguém que perceba de caracóis; que tenha o cuidado de cortar o cabelo seco e não molhado, para perceber como vai ficar; que escolha um corte que os valorize; e que adicione a dose de volume certo ao cabelo, é muito importante.
No meu caso, desde que encontrei a Maria Lourenço Cabeleireiros que deixei de saltar salões e cabeleireiros. Corto com a própria Dona João, que tem anos e anos de experiência e, graças a ela, tenho-me aventurado em cortes mais ousados, e curtinhos.
2. Evitar lavagens diárias ao cabelo
Um cabelo com caracóis não se dá muito bem com lavagens frequentes. Sendo, em regra, mais grosso, demora mais tempo a secar, e, por isso, frequentemente, fica mais bonito no dia seguinte à lavagem, do que no próprio dia (porque só no dia seguinte seca na totalidade e os caracóis acabam por ganhar um aspeto mais definido).
3. Escolher champôs low poo
Os produtos low poo são normalmente aqueles que não têm sulfatos - e os que, por conseguinte, não fazem espuma na lavagem.
Uma das tendências, que se tem juntando a este movimento low poo, passa pelo aparecimento de condicionadores co-wash, que, não apenas amaciam o cabelo, como ajudam na lavagem, para assegurar que o cabelo fica realmente limpo, não obstante se ter usado um champô suave.
No meu caso, tento usar sempre champôs bastante suaves e, tanto quanto, possível naturais. Também invisto na hidratação, substituindo, com regularidade, o condicionador por uma máscara de hidratação (específica para caracóis ou para cabelos pintados).
4. Aplicar um bom definidor de caracóis
Como escrevi ontem, encontrar um bom produto, que defina os caracóis e que deixe o cabelo bonito e solto, sem um ar ressequido, pode ser uma tarefa complicada.
Por isso, assim que encontrar o "seu" produto, não o perca de vista.
5. Ter cuidado na secagem
Depois da lavagem, uso uma toalha de algodão suave para retirar o excesso de água do cabelo (uma t-shirt velha também serve) - e aperto os fios, sem esfregar.
Normalmente, deixo o cabelo secar ao ar livre. Quando uso o secador, só o faço com o difusor, sob pena dos caracóis ficarem estranhos e o cabelo ficar demasiado volumoso.
Posto isto, vale ainda dizer que o cabelo encaracolado não se dá bem com escovas ou pentes tradicionais. O melhor será mesmo usar os dedos ou um garfo com dentes largos.
Se tiverem dicas para troca, partilhem, por favor, nos comentários. Agradecida.