Batizados 2022 - o que vestir?
(dicas para a mãe, madrinha e convidada)
Os batizados são um género de cerimónia que implica sempre alguma elegância e cuidado, na hora de vestir.
Menos formal que um casamento, mas mais formal que uma festa de aniversário vulgar, tem a particularidade de envolver uma cerimónia religiosa, com tudo o que isso implica (mais recato na hora de escolher o coordenado).
Para ajudar quem tem um batizado na agenda e não sabe o que vestir, deixo aqui algumas dicas, que podem ajudar.
1. Recato
Enquanto cerimónia a ter lugar numa Igreja, um batizado supõe alguma moderação e bom senso na escolha da roupa. Há, por isso, peças e detalhes que devem ser evitados, na minha opinião, como costas nuas, grandes minissaias ou decotes demasiado expostos.
Por outro lado, peças mais recatadas, elegantes e femininas, mas sem demasiados detalhes, são a melhor opção.
Deve-se, assim, evitar transparências, lantejoulas ou demasiados brilhos, ganga, estampados gráficos ou agressivos (de grandes que possam ser), barrigas à mostra, sapatos ou roupas de "sair à noite" e acessórios ruidosos - como colares XL ou muitas pulseiras
2. Cores - convidadas
Os batizados, tal como os casamentos, são cerimónias que celebram a vida e, como tal, não é de muito bom tom levar preto, associado, tradicionalmente, ao luto e à tristeza.
Claro que, hoje em dia, associamos também preto a festa - basta pensar que é a cor mais usada na Passagem de Ano, em Portugal. No entanto, e mesmo assim, creio que o preto deve ser sempre de evitar, neste género de cerimónia.
Convém perceber que quanto mais afastados formos da família (e se não formos padrinhos, mas, apenas, amigos), menos vinculados estamos a estas regras. Mas, com tanta alternativa possível ao preto, não é necessário nem forçoso recorrer a esta cor, devendo-se optar, antes, por outros tons possíveis, mais alegres (que até podem ser escuros - como o azul, o verde ou o cinza).
3. Cores - mãe e madrinha
No que diz respeito à cor, não há nenhuma regra concreta a este respeito, embora as cores suaves sejam a opção mais comum entre a maior parte das mães e marinhas. Pessoalmente, acho que tons muito escuros, como o preto ou o azul marinho (sobretudo em cerimónias de primavera-verão), devem ser evitados.
Pessoalmente, não adoro o uso do branco total nas mães (excepto se tiver apontamentos de outra cor) - considero que, sendo uma cor tão associada ao vestido ou fatinho da criança (e ligada à simbologia cristã do batismo), só faz sentido nela e não nos pais ou padrinhos (mas esta é, obviamente, uma escolha pessoal de cada mãe, existindo, inclusivamente, lugares, onde o uso de branco pelas mães é quase tradição - basta pensarem na princesa Kate e nos modelos que usou nos batizados dos filhos).
Assim, sou adepta de uma paleta de tons pastel, como o rosa, o azul, verde água ou o creme/bege - sem passar pelo branco.
4. Que peça escolher?
Entre as peças possíveis de escolher, os vestidos são a escolha óbvia e aquela que raramente falha. Mas não é a única - os jumpsuits também tendem a resultar bem, da mesma forma que o conjunto saia/top ou saia/calça, quando todas as peças em causa são realmente elegantes e sofisticadas, também tende a resultar muito bem.
5. Cuidado com os tecidos.
Se for mãe ou madrinha e a criança for bebé, é bem provável que a tenha que segurar ao colo durante muito tempo. Escolha, por isso, tecidos que não amarrotem com facilidade, para que consiga estar bem e com bom aspeto durante toda a cerimónia e não arruine as fotografias.
6. Amamentação
Se estiver a amamentar, tenha isso em conta na hora de escolher a roupa.
Assim, certifique-se que o vestido tem um decote fácil de abrir, sempre que necessário e que o tecido não amarrota com facilidade.
7. Batizados em tempo frio
Se o batizado for na época mais fria do ano, um bom casaco é essencial. Desde modelos mais curtos e sofisticados, que podem ter pelo ou não, passando por modelos mais longos, do género sobretudo, cintado, para evidenciar a cintura e dar um visual mais elegante, há várias opções no mercado que pode e deve considerar.
8. Collants
Se a sua opção passar por uma saia ou um vestido, e se estiver frio, não se esqueça dos collants, essenciais em baixas temperaturas, que podem ser da cor da pele e passarem despercebidos, ou, então, em preto opaco - uma opção elegante que resulta sempre.
9. Sapatos
Se for mãe ou madrinha, opte por um calçado confortável, mas que não comprometa a elegância.
Não se esqueça que vai ter ao colo a criança durante bastante tempo, e pode ter que correr atrás dela, caso já ande.
Apontadas as dicas, deixo-vos com algumas sugestões de looks, com peças atualmente em loja, desta primavera-verão 2022, para se inspirarem...
Vestido Hoss Intropia.
Vestido Hoss Intropia.
Vestido Cortefiel.
Vestido Cortefiel.