Babywearing
Esta foto já tem uns meses - a Emília era pequenina e, por isso, estou com o pano Ergobaby, semi-elástico.
Babywearing significa, de forma sucinta, transportar e ter o bebé ao nosso colo, mantendo as mãos livres.
Para o conseguir, existem acessórios que o permitem: panos semi-elásticos ou não, mochilas ergonómicas - vulgarmente conhecidas por marsúpios, entre outros.
No meu caso, o interesse pelo babywearing começou ainda na gravidez da Laura. Na altura, tentei ler um pouco sobre o assunto, para, desta forma, perceber quais as melhores soluções para o seu transporte.
Acreditem que não é muito fácil, sem ajudas ou leituras, acertar logo no acessório de transporte, mais adaptado à idade e peso do nosso bebé, da mesma forma que a sua colocação no mesmo requer alguns cuidados.
Por outro lado, o mercado está literalmente inundado de produtos que não são ergonómicos e que, por isso, fazem tudo menos bem aos nossos bebés.
É, por isso, que receber ajuda ou procurar informação é TÃO importante e faz mesmo toda a diferente.
Para terem uma ideia, recebi orientações de uma amiga, que me ensinou a cruzar o pano semi-elástico que tinha (e que acabei também por comprar - da Ergobaby). E, depois, comecei a seguir o grupo de Facebook Babywearing Portugal, que recomendo mesmo que acompanhem, se estão a pensar transportar as vossas crias.
Também há Consultoras de Babywearing e lojas/pontos de venda onde encontramos pessoas que são capazes de nos orientar e ajudar.
Depois de ter transportado a Laura MUITAS vezes (inclusivamente em viagens para fora do país), tenho transportado MUITO a Emília - o que é ótimo quando saímos as três sozinhas, seguindo a Laura a pé ou no carrinho.
Comecei com o pano semi-elástico, que era da Laura, e, agora, que a Emília já se começa a sentar, passei a usar uma mochila Ergonómica da Ergobaby - a Original, que conto continuar a usar durante muito tempo (dá até aos 20 kg).
Apesar de não ser consultora nem especialista, tenho aprendido várias coisas ao longo destes três anos sobre o tema (da mesma forma que vejo às vezes coisas na rua que me fazem revirar os olhos, pela negativa...), pelo que vou preparar um post com algumas dicas para escolherem bem o vosso acessório de Babywearing e colocarem lá o vosso bebé da forma mais correta, segura e confortável. Espero que vos seja útil!