Permanente de pestanas
Costumo dizer que as minhas pestanas têm vida própria - são extremamente direitas e curvam com muita dificuldade. Valem-me boas máscaras e enroladores de pestanas - eléctricos ou manuais.
No entanto, e antes de casar, decidi, finalmente, fazer uma permanente de pestanas. Sempre tive imensa curiosidade acerca deste tratamento de beleza - apesar de ser feito há já muito tempo em gabinetes de estética, nunca conheci pessoalmente ninguém que o tivesse feito e nunca me garantiram milagres, pelo que o receio e a expectativa eram muitos.
O primeiro passo foi tentar saber preços e locais onde o tratamento é feito. Cheguei ao ponto de ligar para um conhecido salão da praça, que no site indica o tratamento, mas que não me quis informar por telefone o valor - claro que perderam uma cliente.
A opção acabou por recair no Salão do Samuel Rocher - já conheço os seus profissionais e achei que seria uma boa aposta, o que mais tarde vim a confirmar.
O tratamento durou um pouco mais duma hora - segundo percebi, a base do tratamento é a mesma das permanentes capilares normais. Depois de protegidos os olhos, foi-me colocada uma substância sobre as sobrancelhas, que entretanto estavam enroladas, e que ficou a actuar durante algum tempo.
Não vos posso dizer que seja um tratamento muito agradável de fazer - ficar deitada de olhos fechados pode ser realmente incómodo. Por outro lado, não convém pestanejar muito, nem lacrimejar (se usarem lentes de contacto não as devem ter colocadas durante o tratamento).
Independentemente do incómodo, a verdade é que funcionou - no final, estava com as pestanas realmente enroladas, como nunca as tinha visto. Na altura, a Agnés, que foi a profissional que me fez a permanente, avisou-me que a primeira permanente tende a durar cerca de 3 meses, mas que as posteriores tendem a ser mais eficazes, já que os pêlos já estão mais moldados.
No meu caso, e passados mais que 3 meses do tratamento, as pestanas voltaram quase ao que eram. Escrevo "quase" porque noto-as mais enroladas do que antes - agora, com a aplicação da máscara, enrolam muito mais (o que dantes não acontecia).
Para as interessadas nesta técnica, convém não a confundir com a coloração ou pintura de pestanas. A coloração, como o próprio nome indica, pinta as pestanas com pigmentos duradouros, que a tornam mais intensa. Mas, para quem, como eu, tem pestanas direitas e pretende enrolá-las, o ideal é optar por uma permanente.
Actualmente, há ainda a possibilidade de colocar pestanas falsas - as pestanas postiças são cada vez mais uma solução para muitas mulheres que pretendem um ar mais "dramático" em poucos minutos. A sua aplicação tem vindo a ser cada vez mais simplificada, já que os produtos estão cada vez melhores (a Make Up For Ever é uma das marcas que mais variedade oferece).
Se as vossas pestanas forem curtas ou particularmente frágeis, convém sempre falar previamente com a profissional. Isto porque, nestes casos, uma permanente pode não ser a melhor solução. Por outro lado, não entreguem as vossas pestanas a qualquer pessoa. Porque com os nossos olhos não se deve brincar, só avancem com alguém que vos inspire realmente confiança e tenha prática na matéria.