Monte da Moita Raza, com vista para o Marvão
Este fim-de-semana rumámos ao Marvão - porque a data o exigia, e a necessidade de descansar, depois de um mês de Outubro de muita correria, também - escolhemos um sítio bem calmo, que convidava ao descanso e ao lazer.
O Montinho Cottage foi o local escolhido - inserido no Monte da Moita Raza, muito perto de Castelo de Vide, e com vista para o Marvão, pareceu-nos uma óptima escolha para o descanso, mas também para o contacto com a natureza, no meio de castelos, caminhadas e até de passeios de bicicleta.
A escolha acabou por se revelar acertada - tínhamos uma casa à nossa espera, quando chegámos, já ao final de sexta-feira. Tivemos o privilégio de escolher o quarto - onde a mobília colorida e pintada à mão dá o mote a espaços agradáveis e muito confortáveis.
No sábado, de depois de uma boa noite de sono, o sol banhava o quarto e convidava a um dia animado. Foi altura de espreitar os recantos da quinta, passar (mas não entrar) pela piscina e ainda colher laranjas directamente da árvore, para preparar um óptimo sumo natural. E posso-vos adiantar que o pequeno-almoço, preparado por nós, e tomado junto à piscina, com os alimentos deixados pelo Peter (proprietário da quinta) me soube melhor do que muitos outros, tomados em Hotéis de muitas estrelas.
O dia revelou passeios, o regresso ao castelo de Marvão, um saltinho até Espanha, para aproveitar a Feira Gastronómica de Valencia de Alcántara (e o combustível mais barato), a visita à cidade romana de Ammaia e à mágica paisagem da Portagem e da Serra de S. Mamede.
Ao final do dia fiquei novamente com a sensação de que ali o tempo parece passar mais devagar. Talvez fosse por não haver televisão (mas há DVD e alguns filmes, para quem quiser ver), ou por ser o silêncio a imperar à nossa volta. Seja qual for a razão, não restam dúvidas de que o descansar assim tem sempre um gostinho muito bom.
Por tudo isto, recomendo o Monte da Moita Raza a quem procure o sossego de um descanso longe da cidade. É ideal para jovens casais ou para grandes famílias (na casa ao lado da nossa estava um família com crianças de colo, segundo nos apercebemos), e tem a vantagem de nos proporcionar independência, já que os proprietários não residem no local. Há ainda, entre outras coisas, internet sem fios (só temos que levar computador) e a possibilidade de prepararmos a nossa própria comida, na cozinha, totalmente equipada, ou então no churrasco, no exterior.
Regressámos a Lisboa retemperados por dentro e por fora - foi sem dúvida um pequeno grande fim-de-semana, a repetir...