Dicas para manter um bom guarda-roupa
Um bom guarda-roupa deve ser um guarda-roupa arrumado. Se o seu precisa de uma arrumação, deverá começar por escolher um dia da semana para a organização do armário - esta é uma tarefa que deverá demorar duas a três horas, dependendo do volume de roupa, pelo que será preferível fazê-lo ao fim-de-semana.
Nessa arrumação, deverá ser feita uma separação da roupa, colocando de parte as seguintes peças:
As roupas que já não usa há mais de um ano.
Aquelas que não lhe ficam bem, porque, por exemplo, não lhe servem.
As que, à custa de muito uso, se deterioraram.
Aquelas que têm manchas que a lavandaria não conseguiu tirar.
Aquelas que ainda têm a etiqueta, porque nunca foram usadas sequer.
Depois de feita esta selecção, as peças velhas ou em mau estado deverão ser colocadas no lixo - não adianta estar a guardar coisas que nunca mais serão usadas, nem por si, nem por ninguém.
Quanto às outras peças que ainda se encontram em bom estado - só deverá equacionar mantê-las no caso de estarem em excelente estado e ficarem bem, caso voltem a servir. Admite-se também o mantimento de uma ou outra peça com elevado valor sentimental. Contudo, se esta não for usada, deve ser guardada em caixas de arrumação, já que é um erro deixá-la a ocupar espaço no armário.
As restantes peças que sobrem podem ter um de dois fins: podem ser dadas a Instituições de Solidariedade Social ou então podem ser o pretexto para um encontro de amigas. A ideia do encontro de amigas significa a possibilidade de organizar com algumas das suas amigas um "café/chá de trocas" - cada uma leva, por hipótese, 5 ou 10 peças de roupa em bom estado que já não usa (ou que nunca sequer usou), e das quais se quer desfazer. Depois, só têm que trocar entre si – o objectivo é que cada uma se desfaça das peças que levou, indo para casa com o mesmo número de peças, embora diferentes.
Esta é uma forma de renovar o armário sem gastar dinheiro, e deve ser feita com uma total abstracção dos preços, pelo que as etiquetas (caso existam) devem ser retiradas - a ideia é trocar as peças e escolher aquelas que realmente ficam bem, independentemente dos valores e das marcas.
Voltando à selecção de roupas, é ainda importante certificar-se se tem ou não alguma peça de roupa que necessite de ser reparada - um botão que precisa de ser colocado, uma bainha para coser, entre outras coisas - não adie essas tarefas, e arranje esses problemas, ou então entregue as peças a quem os possa resolver.
No que diz respeito à arrumação das peças que realmente interessam - comece por colocar na parte detrás do armário as roupas da estação anterior - nada como separá-las, de modo a facilitar as coisas na hora de vestir. Para isso recorra a caixas de arrumação, capazes de proteger a roupa e de conferir um ar muito mais arrumadinho ao seu armário.
Coloque a seguir as peças mais chiques, que usa apenas ocasionalmente, em situações especiais. Estas também poderão ser colocadas em caixas de arrumação específicas, juntamente com os acessórios que normalmente as acompanham - bolsas e alguma bijutaria, bem como os sapatos, por exemplo.
Só depois é que deve colocar, de modo mais acessível, a sua roupa diária. Esta deve ser agrupada por categorias - as calças num lado, depois as saias, as camisas, os vestidos, ou seja, a ideia é colocar nos mesmos cabides as mesmas peças, de modo a tornar tudo mais simples na hora de vestir.
Claro que, num cenário ideal, cada peça deveria estar num cabide separado, mas como isso não é possível, na maior parte das vezes, por questões logísticas, dever-se-á colocar as mesmas peças nos mesmos cabides.
Outras dicas úteis:
Procure que o seu armário seja arejado – se não o for, mantenha as portas do mesmo abertas de vez enquando, para que o ar possa circular;
Coloque no mesmo bolinhas anti-traça e almofadinhas ou outro tipo de produto anti-humidade (com cheiro), que ajudará a perfumar a roupa, ao mesmo tempo que a preservará em óptimo estado;
Confira a qualidade dos cabides que usa – prefira os de madeira aos de metal, e não guarde roupa nos cabides que vêm da lavandaria, pois estes, em grande parte dos casos, são de má qualidade, e marcam a roupa onde não é necessário.
Evite colocar mais que duas peças no mesmo cabide, de modo a que a roupa não fique amachucada, e para que seja mais fácil encontrar as peças quando se está a vestir.
Imagens IKEA.