Como seguir as tendências sem gastar muito
A cada ano, novas tendências surgem nas lojas e nos desfiles de moda. São elas que acabam por influenciar, de certa forma, aquilo que usamos.
Numa altura em que o lema é “apertar o cinto” no que diz respeito a despesas, fará sentido assumirmo-nos como fashion victims e seguir acerrimamente as tendências, mesmo que isso implique um grande investimento? Assim, à partida, a resposta não pode deixar de ser negativa.
No entanto, desengane-se se pensa que para estar bem e actualizada tem de investir muito dinheiro e renovar, a cada estação, o seu guarda-roupa.
Não é necessário fazê-lo, nem é sequer aconselhável. Tendências há muitas, mas nem todas são uma boa aposta, da mesma forma que nem todas nos favorecem.
Desta forma, o 1.º passo no início duma estação deve passar sempre pela análise do que está in e do que está out. Aceda à Internet, consulte sites e blogues de moda, espreite revistas ou vejas programas de TV. Aponte mentalmente as tendências da estação, tendo especialmente em mente aquelas que mais sentido fazem para si e para o seu tipo de corpo.
O 2.º passo deve passar por, tendo por base ou ponto de partida as tendências, analisar o seu guarda-roupa e tentar descobrir no mesmo as peças que melhor se enquadram nesta ou naquela tendência.
Se se usa pêlo e se tem de estações anteriores um colete em pêlo guardado que lhe fica bem, é boa ideia usá-lo agora com mais frequência, por exemplo. O mesmo se aplica, obviamente, a outras peças e tendências.
É por isso que é muito importante guardar algumas peças de estação para estação, sobretudo quando são de boa qualidade e têm bom ar (não sendo peças demasiado datadas).
Depois de feito o levantamento das peças que tem guardadas, e que se enquadram nesta ou naquela tendência, é altura de passar para o passo seguinte.
O 3.º passo depende do seu gosto pessoal. Dentro das tendências do momento, é possível que uma ou outra lhe tenha cativado mais. Se isso aconteceu, pode sempre equacionar a colocação desta ou daquela peça na sua lista de compras da estação.
Tenha consciência que o ideal é investir em 2/3 peças-chave, que irão funcionar como peças actualizadoras do seu guarda-roupa. Deverão ser peças que sabe, à partida, que irá usar bastante e que, em conjunto com o que já tem guardado, darão um toque especial aos seus outfits. Por exemplo, e pensando na tendência do padrão animal, se acha que não é capaz de investir numa peça grande, pode sempre adquirir um lenço ou écharpe com este padrão e, com este acessório, actualizar o visual de forma simples e muito económica.
Seguindo estes 3 passos, estará sempre actual e com a certeza de que as suas finanças estão sempre de boa saúde.