A "base" da beleza
Ainda são muitas as mulheres que saem de casa sem base ou fond de teint e que não a vêem como um dos produtos de maquilhagem fundamental - os argumentos costumam ser vários - falta de jeito, que fica artificial, que leva muito tempo, etc, etc.
Nenhuma desculpa é, quanto a mim, verdadeiramente válida. A falta de jeito resolve-se com a prática - até a maquilhadora mais experiente teve de aprender um dia.
Se fica artificial é porque certamente não está usar o melhor tom para si - neste caso, uma escolha acertada é fundamental. O meu conselho costuma ser invariavelmente este: experimente numa loja, pedindo ajuda a quem lá trabalha, mas não compre logo. Saia da loja/centro comercial onde se encontra e analise-se à luz da rua. Se gostar do resultado, então avance.
Caso não goste, volte à loja noutra ocasião e peça o tom abaixo ou o tom acima. E uma vez encontrado o tom, fixe-o com se de uma espécie de grupo sanguíneo se tratasse. Tenha também em atenção que, se costuma ficar bem mais morena no Verão, é possível que, nessa altura, o seu tom de base se deva alterar, para está em conformidade com o "novo" tom de pele.
Em relação ao tempo que se leva na aplicação, também aqui é tudo uma questão de jeito e de técnica escolhida: com pincel próprio, com esponja ou com os dedos. Pessoalmente, abandonei a técnica da esponja há já algum tempo, pois cedo me apercebi de que precisam de renovação em muito pouco tempo. Daí que recorra às mãos e às pontas dos dedos, o que, para mim, acaba por ser a solução mais rápida.
Depois de ultrapassadas as "dificuldades" iniciais, escolha a sua base e verá o quão maravilhosa pode ser para a sua pele e o seu aspecto. Escolha a formulação que mais tenha que ver consigo e com as necessidades da sua pele.
E para ajudar na escolha, aqui ficam algumas novidades, mais ou menos recentes:
1. Hydra Life Soin Teinté Pro-Jeunesse SPF20 Dior - adaptado a todos os tipos de pele, e disponível em diferentes tonalidades, este produto dá cor ao rosto, ao mesmo tempo que cuida. É ideal para peles cujo envelhecimento é já uma das principais preocupações e tem SPF20. Espreitem opiniões de que usou aqui.
2. Teint Multi Régénérant CLARINS - a base que combina cuidados de rosto com cobertura da pele. Como resulta do nome, esta base dá firmeza à pele, sendo ideal para peles maduras.
3. Lingerie de Peau - Fond de teint invisible et fusionnel IP20 - PA+ Guerlain - se a base fosse uma lingerie, é possível que fosse esta, dado o aspecto que proporciona à pele, fundindo-se de forma perfeita com ela, como se fosse uma segunda pele. Quem já usou, adorou o efeito, como é possível ver aqui.
4. Esta é a base que veio revoluionar a vida de muitas mulheres, já que tem corrector incorporado, na parte superior da tampa. A Luxury Foundation with concealer Make Up Factory é outra boa inovação da cosmética, amiga da nossa carteira, já que permite ter dois produtos pelo preço de um.
5. Redness Solutions Instant Relif Mineral Pressed Powder Clinique - o pó compacto ideal para quem sofre de vermelhidão na pele. É adaptado a peles mais sensíveis e a quem sofre de rosácea.
6. Diorskin Nude® Compact - tem a vantagem de juntar 3 diferentes tonalidades, permitindo a obtenção de um efeito mais natural.
7. Superbalanced Powder Makeup SPF15 Clinique - uma base em pó solto, que permite manter o equilíbrio da hidratação, controlando a oleosidade. Confere uma cobertura moderada e possui SPF15.
(As fãs da página do mini-saia no Facebook escolheram, e aqui está o resultado - um post sobre Bases.)