Operação pós-solar (#1)
Depois de muitos dias de exposição solar intensa, é hora de dar todo o mimo do mundo ao nosso cabelo e à nossa pele. Por isso mesmo, nada como saber de que modo esse mimo pode ser efectivado, de forma eficaz e no conforto do lar!
Hoje vou começar pelos cuidados capilares a ter nesta altura, de forma a reparar total ou parcialmente todos os danos a que o cabelo se submeteu depois de horas de sol, cloro e sal do mar.
Se ficou com muitas pontas espigadas deverá, numa primeira análise, cortar um pouco do seu cabelo. Não tem que mudar de corte, nem cortar radicalmente, mas é importante livrar-se das pontas espigadas.
Independentemente de o vir a cortar ou não, e depois de dias de lavagens frequentes, é altura de tentar lavar menos vezes por semana o cabelo com champô. Experimente, por exemplo, substituir uma das lavagens com champô semanal por uma lavagem só com condicionar ou máscara. O cabelo fica limpo e é menos agredido, já que o champô, na maior parte dos casos, contém agentes agressivos, que podem danificar o cabelo.
É também importante ter atenção ao tipo de champô que usa. Se lhe for possível, mude o que usa por outro, menos agressivo. Hoje em dia já existem gamas eficazes sem silicones, sulfatos, parabenos e corantes, como as Yes to Tomatoes ou YES to Carrots e a nova linha RAINFOREST, de The Body Shop.
Pode também apostar antes numa linha de hidratação, que contenha ingredientes ricos e nutritivos como a manteiga ou o leite de karité. A nova linha para cabelos secos ou danificados, da Le Petit Marseillais, é um desses exemplos, porque, para além da karité contem ainda mel, conhecido pelas suas propriedades nutritivas e suavizantes.
Por muito que lhe custe, reduzir a exposição capilar ao calor é também importante. Se usa secador ou ferros de alisar, por exemplo, todos os dias, talvez seja boa ideia pensar em reduzir a frequência com que usa estes aparelhos, que são bastante nocivos para o cabelo.
Pode e deve, quando os usar, proteger sempre previamente o cabelo com produtos adequados e concebidos para proteger cada fio do calor. Assim, por exemplo, poderá recorrer à nova linha Thermal Recovery, da TRESemmé ou ao spray Expert Protection 180º da Franck PROVOST.
No campo da hidratação, as máscaras serão as suas grandes aliadas nos próximos tempos. Concentradas por natureza, são a pedra de toque numa reparação capilar profunda e falarei das mesmas na próxima semana, no segundo post deste "capítulo". Até lá, cuide de si e do seu cabelo!