Como corrigir as olheiras (de forma eficaz)?
Lembram-se da entrevista que fiz ao maquilhador brasileiro d'O Boticário, Sadi Consati, aquando da sua apresentação em Portugal da linha Intense? Pois é, a entrevista foi realmente fantástica e uma das questões que lhe coloquei, que ia de encontro à questão que muitas leitoras sugeriram, prendia-se com a correcção das olheiras, de forma eficaz.
Fiquem com a sua resposta:
Tudo começa com um hidratante específico para contorno de olhos – é necessário usar este produto e sempre antes da maquilhagem convém hidratar esta zona.
Só depois disso é que se passa para a aplicação do corrector. Quanto a este, e ao contrário do que muita gente julga, o corrector tem que ser da mesma cor da pele (do rosto) e não da olheira, e não mais claro que a pele. Muitas mulheres ainda pensam que se têm a olheira escura devem aplicar um corrector mais claro e não é isso que deve acontecer – o corrector deve ser exactamente da cor da pele, para que fique igual à restante pele e natural.
A forma de aplicação do corrector também é importante. Muitas vezes, as mulheres até têm um produto óptimo, de boa qualidade, mas não sabem fazer a aplicação correcta, não conseguindo alcançar o efeito desejado. Nunca se deve aplicar o corrector esfregando. Primeiro, deve-se colocar o produto através de pequenas batidas com os dedos ou com um pincel específico, e gradualmente. Porque se for aplicado logo muito produto, que seja necessário espalhar, o mesmo vai-se acumulando, e não é a quantidade que resolve o problema – é assim a qualidade e a forma correcta de aplicar.
Pessoalmente, uso sempre o corrector depois da base. Esta não é uma regra que tem que ser assim, mas eu prefiro fazê-lo, porque a base, como o próprio nome indica, é a base da maquilhagem e o primeiro produto. Assim, eu começo por passar a base em todo o rosto, incluindo a região dos olhos e depois eu vou aplicar o corrector por cima, somente onde é mesmo preciso fazer a correcção para não ficar produtos em excesso. Eu vou colocando somente onde haja essa necessidade.
Não gosto também de colocar pó na região dos olhos – há muita gente que gosta de o fazer, mas eu não gosto. As pessoas mais jovens, sem linhas de expressão, até podem colocar. Mas quando se tratar de pessoas, com linhas de expressão ou rugas, se colocarmos o pó, o que vai acontecer é que meia hora depois o pó vai acentuando as linhas e formando novas linhas de produto. Isto acontece porque toda a expressão facial que fazemos movimenta a região dos olhos.
Aproveito para agradecer publicamente ao Sadi a entrevista que me fez recentemente e que foi publicada no seu blog, agora renovado, a visitar em www.sadiconsati.com. Vale a pena visitá-lo e tê-lo nos favoritos!