Sol vs Manchas (previna-se!)
Ninguém duvida que o sol é fantástico - dá-nos energia, vitamina D, ao mesmo tempo que nos confere aquele tom bronzeado, tão agradável. Porém, convém não esquecer o quão perigosa é esta estrela, nomeadamente para a nossa pele.
Para além dos efeitos a médio e a longo prazo, que passam, entre outras coisas, pelo envelhecimento precoce da pele, há os efeitos imediatos, que vão, muitas vezes, muito para além de um escaldão.
Um desses efeitos passa pelo surgimento de manchas que, muitas vezes, se alojam no nosso rosto, provocadas precisamente pelo sol. As mesmas resultam de um crescimento anormal da produção de melanina que se pode ligar, ou não, ao facto da pele estar mais fragilizada e pouco protegida (pelo que reage desta forma a uma exposição solar excessiva).
Por exemplo, se está a fazer praia, não ouse fazer a depilação ao buço com cera durante esses dias. Se tiver mesmo que ser, faça-o sempre à noite ou ao final do dia, de modo a dar à pele o tempo suficiente para se regenerar, antes da exposição solar.
O mesmo se aplica à depilação na zona das virilhas. Se a fizer com cera estará a debilitar a pele, pelo que não é boa ideia expô-la, logo de seguida, ao sol. Fazendo-o, está sujeita a que apareçam manchas nesta zona, ou que a região fique mais escura, como tantas vezes acontece a tantas mulheres.
Esta situação também é aplicável a quem está a fazer depilação definitiva com laser ou luz pulsada. Usar uma destas técnicas em zonas que a seguir serão expostas ao sol não é boa sugestão e pode ter consequências nefastas em termos de pigmentação de pele.
Depois de formadas as manchas, o desespero não é a melhor solução. É boa ideia ir esfoliando a pele com frequência (já existem mesmo produtos de limpeza que procedem a uma esfoliação diária da pele, ao mesmo tempo que a clareiam, como o daily microfoliant, da Dermalogica), mantê-la sempre bem hidratada, e aplicar produtos anti-manchas, que felizmente já existem no mercado (como o Even Better Clinical Dark Spot Corrector, da Clinique, ou o Creme de Dia Despigmentante com SPF 20 Optimals Even Out, da Oriflame, entre muitos outros).
Também pode recorrer a técnicas caseiras, como a da água de arroz (deverá colocar algum arroz de molho durante várias horas, até que a água fique branca - depois, só tem que borrifar a pele com esta água) ou do saquê (que deve ser aplicado diariamente na pele), que já por aqui referi. Porém, não espere milagres destas técnicas. Mesmo os produtos anti-manchas não são, na maior parte dos casos imediatos.
E não se esqueça de manter a pele bem protegida, com produtos com um elevado índice de protecção solar, aplicando-os diariamente no rosto (qualquer que seja a época do ano) e não apenas quando vai para praia. Na restante parte do corpo, aplique o protector antes de sair de casa, não deixando que a aplicação seja feita quando já chegou à praia, debaixo da radiação solar.
Sol sim, mas sempre com cuidado! A sua pele agradece, e a sua saúde também!