Mónica Lice
Sou açoriana - nasci na Ilha Terceira (Portugal), onde vivi até aos 18 anos.
Tirei o curso de Direito em Lisboa e ainda recém-formada fui para a Guiné-Bissau, onde dei aulas de Direito na Faculdade de Direito de Bissau, enquanto Docente Deslocada da Faculdade de Direito de Lisboa.
Criei o primeiro blogue de moda e beleza português, em 2006. O que começou por brincadeira acabou por se tornar num caso mais sério, que me deu a volta à vida, aquando do meu regresso a Portugal (em Outubro de 2008).
Nessa altura, coloquei o Direito de parte e tirei um curso de Styling e outro de Consultoria de Imagem, com a stylist Susana Marques Pinto e comecei a trabalhar como bloguer (tendo sido a primeira bloguer profissional do país, em 2008).
De lá para cá, já fiz uma novas Formações em Consultoria de Imagem, Coloração Pessoal e Linguagem Visual na Blossom Imagem Consulting.
Comecei também a trabalhar em 2008 consultora de imagem, com clientes privadas e com marcas nacionais e internacionais, destacando-se nomes como: Delta, Anselmo Joalheiros, Escada, Nestlé, Hoss Intropia, Salsa, Avon, entre outros. A trabalhar como Consultora de Imagem há 16 anos, sou uma das consultoras de Imagem de Portugal mais experientes do mercado.
Publiquei um livro de Dicas de Beleza, e já tive uma rubrica de moda e beleza na SIC MULHER.
Realizo com regularidade Workshops sobre moda sustentável, armário cápsula e tendências - quer em Shoppings e Centros Comerciais, em todo o país, quer em espaços privados/empresas ou no âmbito de eventos.
Desde 2018 que decidi assumir uma postura diferente em relação à moda, e desde então que tenho vindo a estudar sobre a moda sustentável e de que forma posso reduzir a minha pegada ambiental, a este nível.
Desde então que passei a defender o conceito de armário cápsula junto das minhas clientes - passando a ser também um dos serviços que mais faço com elas.
A ideia passa por defender que não é necessário ter muita roupa no armário para conseguir criar looks bonitos e versáteis. O fundamental é ter peças que se encaixem na perfeição no nosso estilo e que sejam coordenáveis entre si - de forma a conseguirmos criar vários looks, sem sentir necessidade de juntar mais peças.
É esta, no fundo, a base do armário cápsula - e é aquela que eu defendo, enquanto consultora de imagem. Ter pouco, mas bom, de boa qualidade, se possível feito em Portugal ou em países próximos de nós, para evitar transportes e todo o impacto ambiental que daí resulta.
Para o concretizar, atualmente ofereço, como serviços, a possibilidade de criação de dois tipos de armários cápsula:
O armário cápsula reduzido que faço às minhas clientes leva o conceito à risca e tem um limite de peças.
Assim, depois de termos um conversa extensa via zoom, peço ás minhas clientes para escolherem 60 peças e para fotografarem as mesmas.
Essas peças e as suas respetivas fotos servirão de base ao meu trabalho, já que com elas farei um total de 30 looks distintos, que permitirão à cliente vestir looks diferentes durante um mês, sem nunca repetir looks.
2. Armário Cápsula sem limite de peças
Esta é uma opção que dá mais liberdade à cliente - porque a cliente não tem aqui qualquer limite de peças a cumprir.
Assim, pode-me enviar fotografias de todas as peças da estação em que nos encontramos (primavera-verão ou outono-inverno) e eu, com base nelas, irei criar um Dossier de Estilo que incluirá um lookbook com cerca de 60 looks diferentes.
Hoje em dia, a minha missão é ajudar cada vez mais e mais mulheres a fazerem as pazes com os seus armários, sentindo-se confiantes na sua pele e no seu dia a dia.