Paco Rabanne Designer and Rebel
Abriu ontem a Exposição Paco Rabanne Designer and Rebel, no Museu C. C. Guimarães, em Cascais, dando início à primeira edição do Estoril FashionArt Festival.
Cada edição deste Festival de Moda terá a participação de um país estrangeiro, e, este ano, coube a Espanha a honra de o fazer. Assim se explica, por isso, a escolha das peças deste designer espanhol, nascido no País Basco, que se fixou em França, para compor esta exposição de luxo, de entrada livre, até ao dia 11 (das 13h às 21h).
Para quem não conhece a sua obra, Paco Rabanne é um criador que se distinguiu pelas suas peças de roupas com toque arquitectónico, o que se deve à sua formação em Arquitectura (curso que acabou por nunca exercer), e muito inovador. Em meados dos anos 60, quando mostrou a sua primeira colecção, e depois de ter trabalhado com Balenciaga, a Moda respirava "Futurismo".
Paco Rabanne levou esta ideia da Moda "Futurista" ainda mais longe, ao propor, pela primeira vez, vestidos em plástico e metal. No entanto, cedo se comprovou que estas suas obras não era muito vestíveis no dia-a-dia.
Não obstante isso, algumas das suas criações tornaram-se visíveis do grande público através da Sétima Arte - em filmes como Barbarella(1968), protagonizado por Jane Fonda, ou Two for the Road (1967), com Audrey Hepburn (que usou o vestido da última imagem que aqui se mostra).
As imagens que aqui vos mostro foram captadas ontem por mim na abertura da exposição. Claro que se tiverem a oportunidade de dar lá um saltinho, acreditem que vale a pena - vêem ainda o Museu onde a mesma se encontra, e que foi, para mim, uma agradável surpresa.
À abertura da exposição segui-se um concerto muito especial - RODRIGO LEÃO & CINEMA ENSEMBLE, com a convidada espanhola María Berasarte. Uma música linda, que me encheu a alma - só lamentei que o concerto não tivesse sido aberto ao público... Uma música tão boa, apresentada a tão pouca gente...