Como escolher a base?
Esta foi uma das perguntas que coloquei ao maquilhador top d'O Boticário, Sadi Consati, na altura em que esteve em Portugal, no lançamento da nova linha de maquilhagem Intense. Prontas para a resposta? Aqui vai:
Eu recomendo sempre que o teste da base tem que ser feito no rosto – não se deve testar no braço ou não mão. Isto é assim porque, por exemplo, se eu colocar a minha mão ao lado do meu rosto, ambas são completamente diferentes em termos de tonalidade.
Por isso, o meu conselho às consumidoras é que esqueçam o braço e façam o teste na região da bochecha, porque esta é a zona de pele cuja tonalidade é intermédia entre a testa e o pescoço. Normalmente, apanhamos mais sol na testa, pelo que esta é uma zona um pouco mais corada que a região do pescoço. Por isso é que a zona da bochecha, sendo a intermediária, deve ser a usada para o teste.
E quando não temos a orientação de um vendedor, devemos olhar para a base, que achamos que fica bem e espalhar. Quando se espalha e a base desaparece, é porque essa é a cor ideal. A mesma tem que desaparecer, não pode ficar nem mais clara, nem mais escura, nem mais amarela, nem rosada.
Por outro lado, também acho que muitas mulheres erram na cor por preguiça, já que a maior parte das marcas têm os demonstradores ou produtos teste. É ainda muito importante poder contar com a ajuda do profissional para ajudar a escolher, e ser crítica – ver se fica bem e avaliar, por si própria.