Maquilhagem básica, em 5 minutos
A segunda questão que coloquei ao Sadi Consati (maquilhador e formador d'O Boticário, que esteve em Portugal para apresentar a nova linha de maquilhagem Intense) foi a seguinte: Imaginando uma pessoa que só tem 5 minutos para dedicar à maquilhagem, todas as manhãs, que conselhos lhe daria?
Foi esta a sua resposta:
Essa é uma das propostas da linha Intense – o Boticário já tem a linha Premium, e nós queríamos uma linha que não competisse com aquela, mas que complementasse. Que atendesse a outro tipo de público, que quer uma maquilhagem mais simples e objectiva, fácil de fazer, já que hoje em dia quase nenhuma mulher tem muito tempo para dispensar, cada manhã, a esta tarefa.
A maioria das mulheres precisa de produtos super fáceis, rápidos e estratégicos para se maquilhar. Todos os produtos são de formato simples, em embalagens compactas, de fácil aplicação, ideais, quer para mulheres com pouca habilidade, quer para aquelas que não têm paciência para estojos de várias cores.
Eu divido o rosto em 3 partes: a pele, os olhos e a boca. Acho que temos que ter algumas prioridades e pelo menos cada uma destas regiões deve ter alguma coisa.
Cada pessoa deve escolher o produto de acordo com a sua necessidade, e cada mulher tem uma necessidade – o grande problema reside no facto de que a maioria das mulheres não entende isso. A maior parte das mulheres não descobriu qual a sua necessidade, na maquilhagem – isto é assim porque maquilhagem não é só colorir o rosto – há que descobrir qual a função da mesma na sua vida e usar isso a seu favor.
Assim, uma mulher que precise de correcção, porque tem manchas ou olheiras acentuadas, deve investir em produtos de correcção de pele, já que é este o ponto que ela deve melhorar. Neste caso, o ideal é ter um bom corrector e uma boa base, para conseguir a tal boa correcção.
Noutros casos, há mulheres que têm uma pele fantástica – neste caso, não vale a pena estar a perder muito tempo em correcção. Se calhar será suficiente um corrector na zona de contorno de olhos, que servirá, de certo modo, como base, e apostar, sim, numa sombra, num lápis, numa máscara, num blush – direccionar a maquilhagem para atender a um factor que seja importante à sua aparência e necessidade.
Desta forma, eu não dispensaria, de forma alguma, para a pele, o corrector – dificilmente uma pessoa não precisa de corrector. Se a sua pele tiver uma necessidade maior, aí sim defendo o uso de base. Assim, teremos já a aplicação de dois produtos: corrector (fundamental) e base (facultativo, dependendo da necessidade da pele).
Nos olhos, o primeiro produto que eu colocaria (supondo a limitação dos 5 minutos) é a máscara. Como eu costumo dizer às mulheres a quem dou formação – se você se perder numa ilha, leve sempre a máscara de cílios. Isto porque na ilha você pode até encontrar um corante ou uma fruta, para colocar nos lábios e nas maçãs do rosto, mas o efeito da máscara você não consegue encontrar em lado nenhum.
Se tivesse que escolher um segundo produto para aplicar nos olhos, eu escolheria um tom de sombra, mais clara e iluminada, que você pode colocar só na zona das pálpebras e abaixo das sobrancelhas. Pessoalmente gosto muito do tom perolado, da linha Intense, que é a sombra que mais vende no Brasil, que dá para passar com o dedo e que ilumina facilmente.
Claro que também há muitas mulheres que não vivem sem o lápis, mas isso varia muito consoante as preferências pessoais de cada uma.
Para a pele, elejo o blush – como eu costumo dizer, lá no Brasil, “mulher sem blush fica com cara de pobre”. O mesmo é fundamental, porque faz toda a diferença, ou dando um ar mais saudável ao rosto, ou para o contornar, de modo mais sofisticado.
Na boca, depende da mulher a aplicação do batom ou do gloss.
Resumindo, os produtos top da maquilhagem para mim são: corrector, máscara, blush e batom ou gloss. Depois, se for possível, deve-se complementar com outros produtos: base, sombra, ou outros.
Convém sempre colocar pouco e praticar bastante, para conseguir fazer tudo isto em pouco tempo. Daí também a preocupação da Intense em facilitar através das embalagens.