Tendências de maquilhagem, por Sadi Consati
Na entrevista que tive o prazer de fazer a Sadi Consati, maquilhador brasileiro top d'O Boticário, e Embaixador da nova linha da marca (a Intense), a primeira questão colocada foi precisamente sobre as principais tendências de maquilhagem. Como a resposta foi longa, optei por a destacar num só post, já que as suas lições e ensinamentos, relativos a cada tendência, merecem todo o protagonismo.
Fiquem, por isso, com a resposta do Sadi:
Uma das tendências que eu gosto muito é a maquilhagem natural (à qual se chama no Brasil “Cara de bonita”) – parece que você não está maquilhada, quando está, na realidade, muito maquilhada.
Actualmente, esta maquilhagem nude é super produzida, porque os contornos do rosto voltaram a estar na moda. Uma das coisas que eu gosto muito é de contornar o rosto, corrigindo o que for necessário, mas realçando pontos. Nesse sentido, é importante o blush de contorno, com o qual se desenha/esculpe os contornos do rosto. Mas esta tarefa de esculpir o rosto é feita de uma tal forma que o rosto fica deslumbrante mas sem que se note muita maquilhagem.
Um exemplo disso é o que acontece com os rostos perfeitos das actrizes nas red carpets – elas parecem não ter quase nada no rosto mas estão incríveis.
Outra tendência muita forte passa pelos pontos de luminosidade no rosto – o jogo do claro e do escuro. Usar produtos mais escuros e mate/opaco para fazer as marcações, e pontuar com a luminosidade. São pontuados certos locais específicos do rosto, para um efeito muito bonito. Esta é uma tendência muito forte, e relativamente à qual as mulheres têm de se esforçar para conseguir fazer. É preciso entender os pontos que devem ser iluminados.
Na maior parte das vezes, a pele começa por ser trabalhada com produtos mate e só depois são colocados os brilhos, ou em creme, ou em pó. Pessoalmente, gosto mais dos iluminadores em creme, porque aderem melhor e são mais fáceis de aplicar, dando um aspecto mais delicado. Já os pós podem notar-se, se não forem bem colocados.
Esta mistura da base mate (mais resistente no Verão, sobretudo em peles oleosas) é feita com as nuances/detalhes que existem. Para mim, um maquilhador consegue melhorar à medida que se vai apercebendo das pequenas nuances e detalhes de cada rosto.
Nesta temporada de Verão, vêem-se também cores mate mais vibrantes, muito coloridas. Há aqui uma certa referência aos Anos 80, que já vinha, com mais força, da estação anterior.
Quanto à maquilhagem de cor, é preciso ter um cuidado acrescido na colocação, porque os erros vêem mais facilmente – tudo aparece muito mais. O brilho continua a ver-se, vindo já da estação passada. No entanto, agora o brilho é mais delicado e suave, dando mais luminosidade do que uma explosão de cor, propriamente dita.
Os olhos esfumados estão agora muito em voga – em castanho ou cinza, por exemplo. Estas misturas de cores usadas em olhos esfumados ficam muito bem, e foram vistas em muitos desfiles.
Voltando ao rosto esculpido, uma das formas que as marcas encontraram para o mostrar foi através do exagero – uma espécie de deformação do rosto, mostrando como esculpi-lo. Está em causa a questão da interpretação – como interpretar as tendências tendo em conta os exageros dos desfiles.
A tendência das sobrancelhas apagadas quando apareceu, por exemplo, gerou alguma polémica no Brasil – a mesma era só uma referência do que deveria ser menos valorizado. No entanto, algumas mulheres queriam mesmo “apagar” quase na totalidade as suas sobrancelhas, para seguir a tendência, o que, obviamente, não deveria ser a interpretação correcta a dar aos desfiles e à tendência de uma sobrancelhas discretas.
As bocas vermelha, laranja e coral estão super em alta. Eu amo boca vermelha. O brilho labial, que estava super esquecida, volta agora – e eu penso que um dos grandes responsáveis foi a PRADA, que lançou bocas cheias de brilho. Curiosamente em Portugal as mulheres adoram o gloss.
Nesta estação, a tendência é mais boca do que olho – as cores de boca mais fortes ou totalmente nude continuam em alta. Curiosamente, foi lançado em Março um batom da linha Intense no Brasil, que só chegará lá para o final do ano a Portugal, em nude, que se tornou ícone no país, sendo até comparado a batons da MAC, sem que o Boticário tivesse qualquer pretensão de competir com estas marcas. Mas a verdade é que durante os meses de Março e Abril, o batom foi o item de beleza mais citado em todos os mídias sociais. Isto é incrível tendo em conta que a linha Intense no Brasil só tem 9 meses.
Outra tendência super forte passa pelo uso dos pincéis – a maquilhagem está a tornar-se numa arte, e para esculpir e não só, você precisa de materiais, essenciais para fazermos um trabalho melhor elaborado e acabado. De modo a podermos criar uma obra de arte, as ferramentas são fundamentais, para criar, esculpir, pintar, preencher.
Outro detalhe cada vez mais importante passa pela pele – os cuidados com a pele ganharam hoje uma importância vital. Hoje, quando os profissionais falam do assunto, começam logo pela pré-maquilhagem: os cuidados que temos que ter. A pele é a base da maquilhagem, que tem que estar bem cuidada, com uma boa textura, de modo a que tudo o que seja colocado em cima adira muito melhor. A esfoliação, por exemplo, é indispensável para quem usa maquilhagem uma a duas vezes por semana – deixando a pele mais lisa. A hidratação é também FUNDAMENTAL, de modo a possibilitar a absorção dos produtos e um efeito final super natural. De outra forma, a maquilhagem fica pesada e com um ar falso. É por isso que os Primers são tão importantes, porque vão dar um acabamento à pele, ajudando-a a receber da melhor forma a maquilhagem.