Refúgio das Camélias
Do alto do monte do Faial (na ilha da Madeira), no meio de muita vegetação e muitas flores, camélias de seu nome, fica um refúgio que se assemelha a um oásis, onde o conforto serve de mote ao visitante.
Nesta casa de turismo rural, cada detalhe está pensado ao mais ínfimo pormenor, e cada oportunidade serve de pretexto para chegarmos às janelas e às portas, de modo a espreitar a deslumbrante paisagem, que nos abençoa, desde a chegada até à partida.
A subida para o Refúgio das Camélias fez-se de carro, e sem grandes dificuldades, graças aos vários sinais que fomos encontrando pela estrada. Ao chegar, a família, proprietária da casa, estava à nossa espera, com biscoitos, que acompanharam o tão afamado vinho da Madeira, na Adega que pertence à casa.
Depois conhecemos o espaço, aquele que seria o nosso quarto (com um conforto de meter inveja a muitos Hotéis de 5 estrelas), com a kitchenet ao lado, a imensa cozinha e o, ainda maior, espaço exterior, equipado com grelhador e uma mesa que dá para uma família muito numerosa.
De todo o espaço, houve um quarto, em particular, que me arrasou (no bom sentido), pela sua beleza – a sala de estar, com vidros, de alto a baixo, e com a melhor paisagem de sempre: uma vista de cortar a respiração, de montanha e de casas, algumas bem ao longe.
Ao contrário de um hotel, que nos pode oferecer algum tipo de restrição, no Refúgio das Camélias estávamos por nossa conta, com a chave na mão, e com a possibilidade de aproveitar qualquer um dos espaços da casa, desde as várias salas, à cozinha e a toda a parte externa envolvente.
Os dois dias que por ali passamos voaram, e quando dei por mim, já estava a fazer as malas. Gostei e recomendo, pelo espaço, pela hospitalidade da família, que nos acolheu no primeiro dia, e ainda nos deixou um bolo e uma garrafa de vinho da Madeira, pelo conforto e pela localização (o Refúgio fica muito perto de Santana, localidade conhecida pelas suas típicas casas de tecto de colmo).
Para os interessados, é possível espreitar mais do Refúgio das Camélias em madeirarural.com.