Beleza na gravidez (post especial mamãs)
Porque hoje é Dia da Mãe, deixo-vos aqui com parte de um post já publicado (em 2008) dedicado às futuras mamãs. A elas, parabéns, e tudo de bom! A todas as outras, um grande beijinho, neste dia tão especial!
Durante a gravidez, é importante ter em conta que existem cuidados básicos que não devem ser descurados, e que, ao serem postos em prática, asseguram uma gravidez serena e em sintonia com o corpo.
Começando por uma questão polémica - a pintura dos cabelos - o ideal é manter-se pelas madeixas, que normalmente não chegam à raiz, ou apostar em tintas vegetais. Pode também optar por não pintar o cabelo nesse período, e, em vez de pensar em coloração, apostar antes em champôs e máscaras que ajudem a fixar a cor, mantendo-a por mais tempo.
Em relação à pele, não há dúvida de que este é o órgão do nosso corpo que mais cuidados exige. Por um lado, a pele das grávidas está mais susceptível a criar nódoas negras. Para as evitar poderá recorrer a uma solução natural - experimente fazer uma infusão com calêndula - uma flor da família da margarida - e passá-la, depois de fria, na zona afectada. A pele das grávidas é também susceptível de sofrer mudanças de pigmentação, o que dá origem a manchas escuras, sobretudo na pele do rosto. Para evitar que tal aconteça, escolha um hidratante diário com elevado índice de protecção solar e use-o todos os dias, sem excepção! No caso de lhe aparecer alguma destas manchas, cubra-a com base, e trate-a depois do nascimento, falando previamente com o seu médico.
Mas a questão da pele não fica, obviamente, por aqui - a mesma sofre transformações bruscas, nomeadamente no corpo (barriga e peito, em particular), pelo que é fundamental evitar o surgimento de estrias. Assim, muna-se de um creme próprio para este efeito e esteja sempre que possível a cobrir-se com ele - acredite que daqui por uns anos ficará francamente satisfeita por ter adoptado esta atitude anti-estria! Nesta altura, as células da pele andam em constante renovação - pelo que é muito importante esfoliá-la com frequência, hidratando-a em simultâneo. Para obter uma esfoliante caseiro muito nutritivo, experimente juntar açúcar a óleo de sésamo e com a mistura massajar bem as suas pernas.
E porque as unhas têm tendência a partirem-se nesta altura - aplique um verniz endurecedor sobre as mesmas, e tenha sempre uma lima à mão - isto porque é também possível que note um crescimento anormal das mesmas neste período.
Não descure a maquilhagem - o facto de estar grávida não é desculpa para andar de rostinho limpo todo o dia - até porque a maquilhagem poderá efectivamente ajudar-lhe a dar um ar mais saudável e luminoso ao seu rosto.
Não se esqueça de beber muita água, e de se alimentar de alimentos saudáveis - lembre-se que está a alimentar também outra pessoa, que quer que seja muito saudável.
Por fim, aproveite este período para se mimar e valorizar as suas formas - não pense que está balofa - tente realçar o seu lado mais sexy, ao mesmo tempo que vai preparando o enxoval do seu bebé - experimente, por exemplo, espreitar os enxovais da Luísa, feitos à mão, e verdadeiramente fantásticos!