Quinta do Pântano
No meio da Serra, de Santo António, de seu nome, há uma quinta muito especial, onde o bem receber é o verbo que melhor se conjuga. Nesta Quinta, são duas as casas que se abrem a quem as quer visitar – nestas casas de madeira e da Madeira, o conforto não é descurado, e o contacto com a natureza também não.
No meu caso, cheguei à Quinta do Pântano à noite, depois de uma viagem calma, que me levou ao Arquipélago. O dono da Quinta (muito simpático e prestável) deu-me as boas-vindas e encaminhou-me para a casa mais pequena, mas também mais pitoresca, da Quinta, que pode ser ocupada por uma grande família, já que, para além do quarto de casal, possui um sótão com duas camas de solteiro e um sofá-cama.
Lá dentro, encontrei já os ingredientes para preparar o pequeno-almoço no dia seguinte, mas também bolo de mel caseiro e acabado de fazer, uma lareira e aquecedores, uma cozinha equipada e tudo o que precisaria para três dias de descanso e aventura.
No dia seguinte, e após uma noite de sono reparador, havia um saco de pano com pão fresquinho para o pequeno-almoço, e o sol, que me revelou a vida da quinta a decorrer, um cavalo castanho que por ali pastava e toda a paisagem circundante. Do pequeno-almoço destaco as compotas caseiras e biológicas: de mirtilo e de kiwi, e que eram, de facto, deliciosas.
No final de cada dia, e a cada regresso “a casa", destaco também as surpresas dos anfitriões do local – para além do bolo, esperou-nos, num dos dias, vinho da Madeira, e, noutro, amêndoas de chocolate, a lembrar a Páscoa.
O Santo da Serra é uma aldeia simpática, e a pé da quinta é possível chegar ao centro, em menos de 5 minutos. Para além do seu carácter pitoresco, este local está marcado pelo Campo de Golfe, pelo Centro de Equitação e pelo Parque Blandy. É importante destacar ainda que Quinta fica a cerca de 10 minutos de Aeroporto e a 15 do Funchal – ou seja, está super bem situada, perto e, ao mesmo, longe de tudo…
Fiquei fã deste local, e com muita vontade de voltar. Para todas as leitoras que estão a pensar ir à Madeira nos próximos tempos, aqui fica a dica: a dois ou em família, se o objectivo for umas férias calmas, em contacto com a natureza, a Quinta do Pântano pode ser o local ideal para si. Mas pormenores em www.madeirarural.com.