Quem dita as tendências?
Esta semana, e por ocasião do 10.º aniversário da CIN (a quem dou os meus parabéns por colorir tão bem a vida de muitos portugueses, e não só), a marca realizou uma exposição, no mínimo, original e uma conferência com dois dos mais importantes nomes ligados às tendências, a nível internacional.
A exposição decorreu no Internacional Design Hotel - em pleno Rossio, e quem a visitava percorria, de roteiro na mão, os vários andares do Hotel, onde, em determinados quartos, nomes nacionais e estrangeiros expunham as suas criações, de forma verdadeiramente inovadora.
O quarto de Maud Vantours
A título de exemplo, no 402 era possível assistir ao trabalho da francesa Maud Vantours, que me impressionou pela cor. Já no 313, fiquei rendida com os chapéus e adereços de Luís Stoffel. No 205, cruzei novamente com a mestria das peças de Valentim Quaresma e, no 204, experimentei as novas tendências de maquilhagem, pela mão das óptimas maquilhadoras MAC. Tudo isto, entre muitos outros quartos, e muitos outros artistas.
Depois de tantos artistas e tantas tendências, chegou a hora de ouvir, pela boca de quem sabe, como se processam as coisas - o mesmo é dizer, quais as principais influências do momento, que estão por detrás das principais tendências de 2010 e não só...
Céline Azevedo, responsável pelo Design de Cor do Grupo CIN, foi a primeira a intervir, explicando a progressão da marca e a evolução em termos de oferta.
O quarto de Luís Stoffel
Depois, foi a vez de Justine Fox falar. Esta senhora é uma das editoras da Mix Magazine, e trabalha desde 2004 na Global Color Research - que é uma empresa, com clientes em todo o mundo, que trabalha na consultoria de cores e gestão de projectos.
Justine Fox for analisando todas as cores e os seus significados - e realçou que em 2010 o verde e o azul cruzam-se, como duas cores de grande predominância.
Depois foi a vez de Emmanuelle Linard (Directora da Edelkoort de Nova York) tomar a palavra e mostrar algumas das principais tendências actuais.
O quarto de Dino Alves
Emmanuelle Linard foi, para mim, a intervenção do dia - e começou por dizer uma coisa que achei super curiosa: actualmente há um regresso ao "Verde" e a tudo o que a ele diz respeito. A (re)descoberta da natureza é feita a vários níveis e é um fenómeno que se pode ver, por exemplo, ao nível do FarmVille, no Facebook...
No final, nota positiva para a CIN, que está de parabéns, e para todas as oradoras e criadores, que tornaram o Internacional Design Hotel num espaço ainda mais bonito naquela tarde de terça.
Imagens: CIN.