Dúvidas & Respostas sobre o tónico
A Joana enviou-me uma mensagem com uma dúvida pertinente acerca dos cuidados da pele do rosto:
Tenho 27 anos com pele mista e gostava muito que me ajudasses, espero não estar a incomodar, mas tenho uma duvida acerca dos tónicos... sei que quem faz a limpeza com leites convém depois aplicar um tónico, no entanto, além de ser raro maquilhar-me, lavo a cara de manhã/noite com o gel Toleriane da La Roche Posay, pois é o único que nem deixa seca nem oleosa a minha pele, sinto-me confortável, seguidamente passo directamente para o sérum para os poros da Clinique do qual sou fã e depois o creme dia da Clinique e noite da Clarins para a prevenção das 1ªs rugas. Achas necessário tónico antes dos cremes?
Tonificar é normalmente o segundo passo no que diz respeito aos cuidados de beleza: segue-se à limpeza, e antecede a hidratação.
Neste sentido, o tónico ajuda a remover eventuais restos de maquilhagem ou oleosidade que a pele tenha, e que não foram retirados totalmente aquando da limpeza. Por outro lado, o tónico ajuda a purificar a pele, preparando-a da melhor forma para a hidratação que vem a seguir.
Ao ler sobre o tema, achei curioso o facto da americana Rona Berg (uma guru do tema Beleza, com vários livros sobre o tema) dizer que não compra tónicos. Segundo ela, os tónicos são produtos redundantes, que não trazem nada de novo ao que já é feito pelos produtos de limpeza e pelos hidratantes.
Todavia, ela acaba por defender que pessoas que têm pele oleosa poderão beneficiar com o seu uso, sobretudo no Verão ou em climas quentes, desde que se tratem de produtos sem álcool. E mesmo neste casos, Berg é peremptória ao defender que o tónico não deve ser aplicado mais que três vezes por semana.
Muitos dermatologistas também não defendem o passo da tonificação, desde que a limpeza seja cuidada e bem feita.
E nós? O que devemos fazer? Pessoalmente, tonifico sempre a pele, após a limpeza - e sinto que, com ela, a pele fica realmente limpa, já que o algodão normalmente ainda retira sujidade e restos de maquilhagem da pele. Este é, sem dúvida, um factor também psicológico, que me leva a mim e a muitas mulheres a tonificar a pele, assumindo este gesto como um hábito diário.
Assim, aquilo que aconselho a Joana e todas as leitoras é a tentarem perceber o que a sua pele realmente precisa e a procurarem, no caso de pretenderem aplicar um tónico, um produto suave, que não seja agressivo para a pele, e que traga benefícios, muito para além da sujidade que fica no algodão.
Aproveito para perguntar a todas as leitoras a vossa opinião sobre o tónico. Assumem-no como um gesto diário? Qual o vosso tónico favorito?
(As fãs do mini-saia no Facebook já deram o seu contributo.)