A Dança como Terapia
Quem não gosta de dançar? A dança liberta, pode mesmo ser apaziguadora, relaxante e reconfortante.
Mas este exercício não se fica por aqui - a dança pode mesmo ser uma terapia, e aqui se insere a Dança Movimento Terapia, que é um dos ramos das Psicoterapias pelas Expressões Criativas, que utiliza o Movimento e a Imaginação Simbólica como meio de comunicação.
Foi no início dos Anos 40 que tudo começou, sobretudo pelas mãos de Marian Chace e Mary Whitehouse, duas bailarinas que davam aulas em contextos psiquiátricos, onde a dança se começou a tornar terapia de grupo.
De facto, na dança, a forma de expressar sentimentos e a comunicação com os outros como que se torna mais fácil. Por isso mesmo, da conexão entre movimento e emoção, é possível alcançar mudanças psicológicas, e melhorar, ao mesmo tempo, a saúde e o desenvolvimento pessoal.
Para quem quiser conhecer mais desta Terapia, aqui fica a dica: o Espaço Vida irá promover dois tipos de iniciativas dedicadas à Dança Movimento Terapia.
Assim, para educadores, professores e psicólogos, será realizado um Curso de formação PSICOLOGIA E EXPRESSÕES CRIATIVAS NA EDUCAÇÃO, que terá lugar dias 30 e 31 de Janeiro (sábado à tarde e domingo de Manhã), onde se irá aprofundar mais da área.
Para qualquer interessado na matéria, preferencialmente do sexo feminino, realizar-se-á o Workshop Corpo de Mulher, sabedoria de mulher, no sábado, 20 de Fevereiro, das 14h às 18h.
Estas duas acções serão coordenadas por Isabel Figueira, que é formada em Dance Movement Therapy pelo Laban Centre City University, de Londres, e que, para além da vasta experiência na área, coordenou o curso de Pós-graduação em Dança Terapia e Comunicação Não Verbal, na Universidade Autónoma de Lisboa. Para mais informações, entre em contacto com o Espaço Vida, através do e-mail: inforvida@gmail.com, ou do telefone ou telemóvel 21 096 48 20/96 496 01 44.