Teste o seu estilo e a sua relação com os básicos!
Existem peças que não passam de moda, por serem verdadeiramente intemporais, e por, com base nelas, ser possível construir um guarda-roupa mais ou menos moderno, mais ou menos clássico, consoante o nosso estilo pessoal. A essas peças Tim Gunn chama de 10 Essential Elements, por, segundo o próprio, serem a base essencial de um bom roupeiro.
E o que se passa no seu guarda-roupa? Como vai de básicos?
Antes de responder, pegue num folha e vamos partir para um pequeno questionário de estilo, que pode dizer muito de si.
1. Tem alguma saia direita preta?
Se tem, marque 2 pontos.
Se não tem, considere adquirir uma. Este tipo de peça é bastante versátil e não tem que estar presa a um estilo clássico e ultrapassado. Exemplo disso é o modelo Laura Clément (que está com 60% de desconto na La Redoute) que vos mostro abaixo, que tem uma boa altura (que tende a favorecer toda a gente), para além do óptimo material e dos bolsos na lateral
2. Tem algumas calças pretas em tecido (a ganga não vale)?
Em caso de resposta positiva, marque 2 pontos.
Se não tem, está à espera de quê para investir numas? São a companhia ideal para saídas nocturnas mais formais, em que queremos estar quentinhas mas muito chiques, da mesma forma que, usadas durante o dia, podem ser verdadeiramente versáteis e confortáveis, ao mesmo tempo. E tanto ficam bem com saltos altos como com sapatos rasos e mesmo ténis (dependendo do modelo, claro), para as mais descontraídas.
Estas calças que aqui apresento são também da La Redoute, e estão a menos 20%. Têm um óptimo corte, pelo que tendem a favorecer a maior parte dos tipos de corpo femininos.
3. Tem uma carteira em pele em preto ou castanho?
Se tem, marque 1 ponto.
Já falei das carteiras no post Carteiras de Inverno - para mim, uma boa carteira é fundamental e ajuda a construir o look, mesmo quando a roupa não é a mais fantástica. Por isso, sou defensora de que mais vale andar todo o Inverno com a mesma boa carteira, do que variar todas as semanas, e sem um modelo em condições, de uma má qualidade. que se começa a deteriorar à segunda semana de uso.
Aproveite as promoções e invista numa boa carteira - o modelo Laura Clément, que apresento, por exemplo, está com 30% de desconto na La Redoute e é intemporal.
4. Tem umas botas em pele?
Se sim, some mais 1 ponto.
Neste campo, penso que as botas são presença assídua em praticamente todos os guarda-roupas femininos - as diferenças residirão nos modelos e nos materiais.
A minha questão cinge-se às botas em pele (que também podem ser botins), por serem mais chiques e normalmente são um investimento que compensa, pois, sendo de boa qualidade, mantêm-se em bom estado por muito tempo. E nem sempre têm que ser caras - o modelo que apresento, a título de exemplo, está com 60% de desconto na La Redoute.
5. Tem algum sobretudo cintado de Inverno?
Se é camel, junte 3 pontos. Se for de outra cor, junte 2.
Os sobretudos camel foram uma das peças-chave deste Inverno, mas são intemporais, e sempre se usaram.
Como nem todas nós podemos apostar num modelo Max Mara, aqui fica a dica de um modelo semelhante e muito mais acessível: o sobretudo Laura Clément, que está com um desconto de 30%, e que também existe em preto e espinhado castanho.
6. Usa luvas?
Junte 1 ponto, caso sejam de pele ou napa.
Junte 2, caso sejam coloridas (noutra cor que não seja preto ou castanho).
E junte 3 pontos, caso sejam compridas.
(Neste caso, se tiver um modelo vermelho, comprido, em pele, como as da Laura Clément, que apresento, junta 6 pontos.)
7. Tem uma carteira que pode ser usada como clutch?
Se respondeu sim, junte 2 pontos.
Porque a carteira de dia torna-se demasiado grande para ser usada à noite ou em eventos mais formais, uma clutch num modelo intemporal é sempre uma óptima solução para ter no roupeiro e levar sempre na mala de viagem, qualquer que seja o destino.
O modelo que apresento tem a vantagem de puder ser usado com ou sem alças e está com 30% de desconto.
8. Tem uma camisa branca?
Se respondeu afirmativo, some 1 ponto.
Se a sua camisa tem algum detalhe, como uma laçada, por exemplo (como este modelo Laura Clément que apresento), some 2 pontos.
As laçadas são óptimos pormenores para desviar a atenção de zonas perigosas como uma barriguinha, por exemplo.
Quanto à camisa branca, é daqueles básicos que nunca está a mais. Certifique-se que a camisa é de bom material, e para as mais cheinhas, as camisas em algodão extensível acabam por ser uma óptima solução.
9. Tem um vestido preto no guarda-roupa?
Some 1 ponto se respondeu que sim.
Some 2 pontos, se respondeu que sim e se o usa efectivamente.
Muitas mulheres que vou conhecendo têm vestidos pretos guardados mas não os usam, porque pensam que são demasiado formais para o dia-a-dia.
Se pensa assim, é hora de mudar de opinião e de usar o modelo que tem por lá guardado. Experimente colocá-lo sobre uma camisa branca ou sobre uma gola alta, por exemplo.
Se não tem nenhum, é hora de pensar em investir num vestido - aproveite as promoções e os saldos que estão a chegar (este modelo que aqui apresento, por exemplo, está à venda na La Redoute com 60% de desconto).
10. Tem um trench-coat (qualquer que seja a cor)?
Se respondeu que sim, some 2 pontos.
O casaco das trincheiras, criado pelo inglês Thomas Burberry, em 1900, estava pensado para ser usada pelos soldados britânicos (trench significa trincheira em inglês).
Entretanto, o sucesso desta peça tornou-a intemporal, servindo hoje homens e mulheres, que nada têm de soldados, mas que apreciam um trench, mais ou menos quente, que nos ajuda a proteger da chuva, e que fica bem com praticamente tudo.
(O modelo que apresento não é Burberry, mas sim Laura Clément, e está com 40% de desconto.)
Já respondeu a tudo? Agora faça as contas. E amanhã saberá o resultado...