02
Dez08
Proteja-se do frio! (dicas da mini-saia)
Mónica Lice
- Com o frio a intensificar-se, o nosso corpo fica mais vulnerável, e quase que nos esquecemos de nos cuidar... Talvez porque o corpo esteja menos exposto, a verdade é que muitas vezes os seus cuidados são colocados num plano secundário, e deixámos que o frio actue, muitas vezes, nocivamente, na nossa pele e corp
o!
- E não é só o frio o responsável pelos maiores danos na nossa pele e corpo: são os aquecedores e os banhos a altas temperaturas os responsáveis por uma pele desidratada e um corpo mais vulnerável a problemas!
- Para evitar estas situações, nada como proteger-se a si e a toda a família: comece por proteger a fundo a sua pele, hidratando-a diariamente! A hidratação é a arma mais poderosa contra uma pele problemática, e deve ser posta em prática em todo o corpo!
- Começando pelo rosto - é fundamental evitar o uso de produtos agressivos: verifique se o seu tónico não tem álcool, por exemplo, e use cremes hidratantes que nutram a fundo a sua pele. Felizmente que já existem cremes milagrosos, que operam autênticas curas de hidratação, como é o caso do Soro Hidratante Intensivo da Galénic - cf. imagem 1, que pode ser usado mesmo por peles oleosas, e que enche de água as células do rosto, tornando-o mais liso, hidratado e luminoso!
- Para além dos hidratantes diários, procure ainda adquirir e ter sempre consigo na carteira um borrifador de água termal (como este da Avène - cf. imagem 2): esta água, rica em minerais, ajuda a pele mais sensível ou irritada com o frio, ao mesmo
tempo que fixa a maquilhagem e dá um ar renovado ao seu rosto! Paralelamente, tem também uma acção suavizante e calmante - podendo ser usada após a depilação!
- É ainda fundamental não descurar os lábios - uma das partes mais sensíveis do rosto, que tem que ser convenientemente cuidada todos os dias! Assim, eleja o seu hidratante em forma de batom ou bálsamo labial e aplique-o diariamente (mesmo quando os lábios não estão secos)!
- Passando ao corpo, e antes de hidratar, é importante ter atenção à temperatura da água do banho: se possível, modere-a, evitando temperaturas muito altas e nocivas para a epiderme! Tenha também cuidado com a lavagem do corpo: procure produtos naturais (sabonetes vegetais, por exemplo) e faça uma esfoliação semanal, para retirar a pele morta, que se costuma acumular nesta altura do ano!
- Após a lavagem, parta para a hidratação: procure cremes ricos, capazes de hidratar a fundo. O Aseptine (cf. imagem 3) é um desses bons exemplos: é óptimo para as mãos gretadas ou vermelhas, mas também se pode e deve aplicar nos joelhos, cotovelos e calcanhares - pois, devido à sua composição (uma base de cera de abelhas e de cera de rosa e jasmim), é verdadeiramente eficaz! No corpo todo, e diariamente, já existem cremes que asseguram uma hidratação ao longo de várias horas, como é o caso do Eucerin - Loção Intensiva pH5 (cf. imagem 4).
- Por fim, e não menos importante: as mãos e os pés, mas, sobretudo, as mãos! Para além das luvas, companheiras fiéis dos dias mais frios (que podem ser substituídas pelos mitenes, mais práticos para escrever no pc, por exemplo), é importante hidr
atá-las muito bem! Aplicar diariamente um creme como o Neutrogena (creme para mãos) - cf. imagem 5, é, em regra, o suficiente, para as manter nas melhores condições.
- E não descure os pés - escondidos a maior parte do tempo em botas e sapatos, nem sempre muito confortáveis - os mesmos exigem cuidados iguais ou maiores que as restantes partes do corpo! Não se esqueça que são eles que a suportam no dia-a-dia: por isso, aplique todos os dias um creme, através de uma massagem suave, e se eles precisarem de um cuidado a sério, experimente o Creme para pés secos e maltratados da Neutrogena - cf. imagem 6, que garante resultados visíveis em apenas uma semana!
- E não se esqueça do cachecol e do casaco! Beba chá quente e tenha junto ao sofá uma manta - encare o inimigo (frio) de frente e vença esta batalha!
Leia também:
A dica da mini-saia da semana! (para lábios secos/gretados)