11
Fev09
Pestanas fracas e a cair! (dicas da mini-saia)
Mónica Lice
- A mini-saia recebeu da Susana a seguinte mensagem, bem a propósito da temática do post anterior:
Ando desesperada com as minhas pestanas - não sei se é do rímel ou do enrolador de pestanas, mas a verdade é que sempre que me desmaquilho lá caiem dois ou três pêlos, quando não é mais... As mesmas parecem fracas... Help me!
- As pestanas, também conhecidas por cílios ou celhas, não são mais do que os pequenos pêlos que protegem as pontas externas das pálpebras, criando uma espécie de franja protectora do globo ocular.
- A importância das pestanas vai muito para além do carácter estético - são elas que ajudam a proteger os olhos de pós, insectos ou líquidos, embora, muitas vezes, a maior protecção seja feita quando piscamos rapidamente o olho (este reflexo permite uma protecção acrescida e muito eficaz do nosso olho).
- Em regra, por dia, nasce um novo pêlo nas nossas pestanas - por isso mesmo, convém protegê-las, e zelar para que não caiam (excesso).
- Uma das formas de o fazer passa por hidratá-las, através da lubrificação, que pode ser feita através do recurso a produtos caseiros, não específicos, como a vaselina ou o óleo de bebé - esta operação deve ser feita durante a noite, com os olhos fechados - preferencialmente antes de adormecer (para que o produto actue durante o sono, como o mínimo de desconforto).
- A Susana poderá ainda recorrer a produtos específicos de tratamento desta parte do nosso rosto - e dentro destes o destaque vai para um produto da marca Talika - o Lipocils! Este produto é dos poucos, senão mesmo o único no mercado, que comprovadamente ajuda no crescimento das pestanas (em França, é o único que tem autorização para ser publicitado enquanto tal).
- O que tem então o Lipocils de tão especial? Depois de 28 dias de aplicação, o mesmo garante umas pestanas mais fortes e vigorosas - para tal, só tem que o aplicar duas vezes ao dia e, passados os 28 dias, basta continuar a aplicá-lo uma única vez, sobre as pestanas desmaquilhadas.
- Para além deste tratamento, a mini-saia aconselha a Susana a desmaquilhar-se sempre no sentido descendente dos olhos, à vertical, para que os pêlos sejam apenas pressionados de forma suave, e não sejam arrancados ou esticados em excesso.