11
Jan07
Dicas da mini-saia de beleza a cumprir durante a quimioterapia
Mónica Lice
A mini-saia recebeu a seguinte mensagem da HelloCátia que, pelas razões óbvias, mereceu uma especial atenção no momento da resposta:
Ola amiga! Como sabes a minha mãe tem um cancro na mama... E como o cabelo já cai bastante ele tem a necessidade de usar lenço... O que é que ela deve fazer para que as pessoas não olhem tanto???? Ela tem os olhos um pouco encovados e escuros, de que maneira os deve pintar?? Deve usar brincos???? Amiga, gostava que me ajudasses! Muitas beijocas...
- Por isso, é fundamental assumir a doença e mimar-se, muito, porque isso ajudará a levantar a auto-estima, bem como a olhar de outra forma para a doença!
- No que diz respeito ao cabelo, a solução passa, efectivamente, pelo uso de lenços, mas também de chapéus. Estes talvez sejam um pouco menos apelativos do que os lenços, já que estão na moda e são usados por muita gente, sobretudo agora no Inverno!
- Assim, aquilo que a mini-saia aconselha a tua mãe é que experimente usar um ou dois chapéus! Basta escolher o modelo que mais combine com ela, e experimentar!
- Aqui ficam alguns modelos, que pertencem à colecção da Accessorize, e que são bastante engraçados!
- Caso não se sinta totalmente à vontade, então opte por assumir sem tabus nem complexos os lenços! Poderá combiná-los com a roupa usada, ou então escolher ela própria o tecido e mandar fazer com o tamanho que achar mais conveniente.
- É fundamental aplicar diariamente um hidratante corporal, já que a pele fica mais seca e sensível com os tratamentos. Paralelamente, a tua mãe deve ainda ter cuidado com a água do banho - é importante evitar banhos demorados e com água muito quente!
- Quanto ao creme de rosto, este deve ser simultaneamente protector solar - mesmo nesta altura do ano, o sol espreita e pode ser nocivo, sobretudo para uma pela seca e muito sensível! Na opção pelo hidratante e pelo creme de rosto, é importante que tua mãe evite produtos que possam causar irritação à pele, pelo que é aconselhável contactar um dermatologista, que a encaminhe na escolha dos produtos!
- Quanto à maquilhagem, é fundamental o uso de um corrector - de preferência de cor rosada! O mesmo, depois de bem aplicado na zona das olheiras, ajudará a disfarçar o aspecto encovado e escuro dos olhos, a que fazes referência.
- Como o decorrer do tempo, também as sobrancelhas acabam por cair. Uma forma de as reproduzir é usar um pouco de sombra, castanha ou em cinza escuro (preto dá, normalmente um ar muito artificial), e aplicá-la com a ajuda de um pincel molhado.
- Quanto aos brincos, podem ser usados com moderação. Assim, se tua mãe colocar um lenço discreto - em preto, por exemplo, poderá usar uns brincos mais apelativos. Se o lenço ou o chapéu já forem, por si só, suficientemente atractivos, então os brincos devem ser pequenos e discretos!
- Acima de tudo, é fundamental não esquecer que, nas palavras de Saint-Exupéry, o fundamental é invisível aos olhos, e a verdadeira essência de cada pessoa está no seu íntimo, pelo que a sua verdadeira beleza não ficará minimamente diminuída pelo facto de ter mais ou menos cabelo!