14
Mar09
ModaLisboa | Estoril heartcore (2.º dia)
Mónica Lice
- O dia de ontem foi relativamente calmo, com 4 desfiles interessantes, pela diversidades de peças, estilos e conceitos que nos ofereceram.
- Assim, o 5.º desfile do ModaLisboa, e o 1.º do dia, ficou a cargo da Lidija Kolovrat. A criadora propunha-se fazer uma instalação de objectos de uso comum, ou seja, eram os acessórios que iriam brilhar, e... não iria haver roupa!
- Pois é, e não houve mesmo roupa... Então como foram os modelos desfilar, perguntam vocês? Envoltos em papel e película, ornamentados pelos acessórios, e com a cara tapada pelo cabelo.
- Não há dúvida que a criadora, nascida na Bósnia, surpreendeu, pois não se esperava uma colecção sem roupa - mas a mensagem passou: em tempos de crise, nada como reflectir no campo dos valores e na área ambiental. Se a "moda" pega, é vermo-nos embrulhadinhas em papel pela rua...
- O 2.º desfile da noite, e o 6.º do ModaLisboa, esteve a cargo do Aleksander Protic (nascido em Belgrado, na Sérvia, mas estabelecido em Portugal desde 2000, com Atelier na Rua da Rosa) - confesso que adorei todas as peças - ele foi, sem dúvida, o meu preferido do dia.
- A sua colecção, marcada pelo preto, cinza, azul e castanho, destaca-se por jogar com as formas e os cortes, de modo surpreendente. Nos tecidos, foram usados, desde a pele à lã, passando pela seda e pelas malhas em viscose.
- Os ombros estavam em evidência, juntamente com as cinturas - esta colecção, unicamente feminina, impressionou pela positiva. Parabéns Aleksander Protic!
- A 3.ª colecção da noite, e a 7.ª do ModaLisboa, foi o desfile festa do dia, e ficou a cargo do Dino Alves.
- Infelizmente, não acompanhei de perto o desfile, mas sei que teve por tema a Zona Centro - o mesmo é dizer, a baixa de Lisboa, e as mulheres domésticas, que andam de bata e pantufas, casacos de lã e avental.
- Para além da roupa, um ponto alto desta colecção foram os chapéus, criados em parceria com a Chapelaria Azevedo Rua, alguns deles em cores vibrantes, como o mostarda.
- No final do desfile, houve música pimba e uma estátua, no mínimo, surpreendente: o próprio Dino Alves, a ser polido pelas senhoras da limpeza! Parabéns ao designer pela criatividade!
- O último desfile do dia, e o 8.º do ModaLisboa, ficou a cargo da senhora Ana Salazar. A sua colecção conjuga volumes e pormenores, em tecidos tão distintos como o tweed, a gabardine, a lã encanastrada e plastificada (que resulta num efeito muito bonito) e o feltro, por exemplo.
- Gabardines, casacos estruturados e vestidos compridos foram apenas algumas das pelas que mais brilharam, numa palete de cores que juntava o preto ao branco, o bege ao castanho, entre outras.
- Não posso deixar de destacar os acessórios: as botas altas, por um lado, e, por outro, as peças magníficas de Valentim Quaresma, que foram desde cintos a colares, passando por pulseiras
Mais fotos em breve.
Créditos das fotos: Rui Vasco/ModaLisboa.