6 locais pitorescos que tem que conhecer
Não é novidade por aqui que eu gosto muito de viajar. Tenho a sorte de já ter feito algumas viagens bem interessantes e de conhecer alguns pontos do globo.
Claro que ainda me falta conhecer MUITOS países e muitos recantos. Mas, enquanto isso não acontece, deixo-vos com algumas memórias de viagens a 6 locais pitorescos, que têm mesmo que conhecer!
Ilha de Gorée
Fica no Senegal, mesmo em frente a Dakar, e ficou conhecida no mundo por ser a "porta de saída" de muitos escravos, em direção às Américas.
O seu passado sombrio em nada combina com as cores do seu atual casario, bem colorido e acolhedor, que convida a passeios calmos.
Fui a esta ilha numa viagem que fiz a Dakar, desde Bissau (quando vivia em África). Fui com uma amiga e colega, a Ana, e apanhamos um ferry, que fazia a ligação na altura (presumo que ainda o faça e com maior conforto).
Na Ilha, aproveitamos uma visita guiada à antiga Casa dos Escravos e, honestamente, senti alguma tristeza, perante tudo o que fizeram os nossos antepassados naquele ponto de África... Sim, foram os portugueses a fundar aquele entreposto comercial, que tinha nos escravos a sua principal mercadoria...
À parte disso, o que é certo é que a imagem daquela porta sem saída, com vista para o mar, dificilmente me sairá da memória, assim como a imagem daquelas divisões, outrora celas, cheias de cargas energéticas pesadas.
Paralelamente, mas por outras razões, dificilmente me esquecerei das cores das casas e da acalmia que se sente na ilha. Até deu tempo para um mergulho, na praia, junto ao cais, antes do regresso a Dakar...
Já viajei por vários pontos de Marrocos (deserto incluído), mas esta cidade, mais a Norte, é, sem dúvida, aquela que mais me cativou no país, pela sua beleza. O casario pintado a azul destaca-se de tudo o resto, tornando cada ruela o cenário perfeito para fotos lindas de Instagram.
Se estiverem por esta zona do país, não deixem de visitar a cidade. O caminho para lá era, na altura, cheio de curvas e, por isso, fez-se devagar, com o trânsito que estava. Mas a verdade é que a viagem valeu muito a pena!
Mykonos
Das várias ilhas gregas onde estive, esta é aquela que mais me encantou. Mais do que as praias (que acabaram por ser uma decepção, foi a cidade que verdadeiramente me conquistou: as suas casas brancas, as flores e as ruelas estreitas tornam-na um verdadeiro deleite, para ser feito a pé e com calma.
Infelizmente, esta é também das ilhas gregas mais frequentadas no verão por turistas. Por isso, se for nesta altura, prepare-se para grandes multidões, muitos carros e, sobretudo, muitas motas.
Murano e Burano (Itália)
Quando fui pela primeira vez a Veneza, uma amiga recomendou-me que não perdesse, por nada, uma visita a Murano e Burano. Até à data, acreditam que nunca tinha ouvido falar destas ilhas?
Fomos de barco, numa mini excursão (é super fácil de encontrar várias excursões desde Veneza) e ficamos deliciados com as ilhas.
Mais uma vez, é o casario colorido que torna cada uma das ilhas especial. Isso e a acalmia que lá se sente, a contrastar com uma Veneza movimentada e (também) cheia de turistas.
Ajaccio (Córsega)
A Córsega é uma ilha francesa que fica, curiosamente, mais perto de Itália do que de França, sendo conhecida, entre outras coisas, por ser a terra natal de Napoleão.
A sua cidade principal, Ajaccio, foi uma agradável surpresa, e cativou-me pelas sua ruelas, pelo casario pitoresco e pela sua vista para o mar.
Angra do Heroísmo
Costuma-se dizer que quem anda pelo mundo costuma menosprezar a sua terra. Mas, justiça seja feita, a minha terra é linda e merece o destaque por aqui!
Efetivamente, Angra do Heroísmo, que já foi Portugal, quando o resto do país pertencia a Espanha, é Cidade Património Mundial da Humanidade pela forma como foi reconstruida após o enorme sismo que se fez sentir na ilha Terceira, em 1980 (era eu uma semente a germinar na barriga da minha mãe).
As ruas traçadas a régua e esquadro, bem como o casario colorido, fazem de cada rua um recanto especial - que, muitas vezes, vai até ao imenso azul do mar.
(À excepção das imagens de Marrocos, captadas por mim, todas as outras foram encontradas no Pinterest.)