25
Jun09
Post comentado: óculos de sol
Mónica Lice
- A Ana Luísa enviou-me recentemente o seguinte e-mail:
Em alguns posts tenho reparado que muitas vezes coloca sugestões de óculos de sol de marcas como H&M e Mango.Por algumas ocasiões dei por mim a comprar alguns óculos de sol em algumas lojas como estas, no entanto, ao fim de algum tempo de uso apercebia-me que me causavam imensas dores de cabeça. Serão os óculos de sol comprados em lojas não especializadas prejudiciais para a saúde? A minha experiência diz-me que pelo menos causam dores de cabeça. Gostaria de saber a sua opinião e quem sabe colocar esta questão à consideração das leitoras num post comentado.
- Actualmente, as marcas, mesmo aquelas que são normalmente conhecidas apenas pela roupa, e que disponibilizam óculos de sol baratos, estão cada vez mais exigentes no que há produção destes diz respeito.
- Assim, praticamente todos esses óculos oferecem já protecção contra os raios ultra-violetas (daí o autocolante que têm ou deverão ter nas lentes: UV protection). O problema reside no grau dessa protecção, já que nem todas essas lentes bloqueiam 100% dos graus ultra-violetas.
- Na altura de comprar, não há dúvida que os modelos giros, aliados aos preços baixos são tentadores... Resta saber se não estaremos a adquirir algo nocivo para os nossos olhos.
- Por isso mesmo, é bom certificar-se que as lentes têm protecção UV 400, já que estas são feitas para bloquear 100% da luz nociva para os olhos.
- No caso da Ana Luísa, as suas dores de cabeça não têm necessariamente que estar interligadas com os óculos de sol usados, podendo ter outras causas.
- Se costuma usar óculos comprados em grandes cadeias de roupa, diga, por favor, de sua justiça. Nota que está menos protegida em relação ao sol? Já teve dores de cabeça provocadas pelo uso dos mesmos?