26
Out06
Champôs com SLS! (dicas da mini-saia)
Mónica Lice
A mini-saia recebeu da Sandra a seguinte mensagem:
Olá,
Sou leitora do teu blog e decide colocar-te uma questão sobre um problema que me anda a atormentar.
Tenho um cabelo forte e bastante encaracolado e seco. Antes lava-o uma a duas vezes por semana mas como tenho ido ao ginásio frequentemente estou a lava-lo três vezes por semana. Vou alternando os shampoos entre de cabeleireiro, farmácia e supermercado. O meu couro cabeludo anda super sensível e nenhum shampoo parece resultar. Li que 95% dos shampoos tem SLS como componente e este ingrediente é responsável pelas agressões ao couro cabeludo. O pior é que está presente mesmo em shampoos suaves porque faz muita espuma. Desculpa o testamento mas tens alguma sugestão?
Toda a ajuda é apreciada.
Cumprimentos.
- Contudo, existem algumas dicas capazes de ajudar a dar a volta ao problema!
- Começa por dar uma espreitadela às dicas da mini-saia sobre cabelos secos, bem como às dicas sobre truques de beleza caseiros da mini-saia! Será também conveniente que dês uma olhadela nas dicas da mini-saia sobre como alisar o cabelo!
- Nos champôs, são essencialmente quatro os tipos possíveis dessas substâncias, cujas designações surgem normalmente em inglês: ammonium lauryl sulfate, ammonium laureth sulfate, sodium lauryl sulfate e sodium laureth sulfate, do mais agressivo ao menos nocivo, respectivamente.
- O SLS corresponde ao Sodium Lauryl Sulfate, que também pode ser designado por Sodium Dodecyl Sulfate, e está no conjunto dos menos agressivos, embora não seja o mais suave de todos.
- Muito se fala acerca desta substância e dos seus potenciais efeitos cancerígenos. A verdade é que até agora não existem provas desses efeitos, pelo que se crê como falsas tais afirmações.
- Contudo, esta substância, apesar de usada em quase todos os champôs, tem o senão de ser irritante para a pele e para os olhos, e pode ainda ser responsável pela queda do cabelo e pelo aparecimento de caspa, dependendo da maior ou menor sensibilidade do couro cabeludo de cada pessoa!
- Existem mesmo experiências de pessoas que abandonaram o champô passando a enxaguar o cabelo apenas com água morna! E se, no início, o cabelo destas pessoas estava demasiado oleoso, com o tempo o seu aspecto melhorou consideravelmente!
- A mini-saia não pretende, com isto, que deixes de lavar o cabelo! Contudo, deverás procurar champôs que não apresentem estas substâncias (nomeadamente, o SLS, que é o mais comum nestes produtos).
- Contudo, esta procura não se afigura fácil, já que cerca de 90 a 95% das marcas usam estas substâncias! E estão aqui incluídas muitas marcas conhecidas pelos seus produtos naturais!
- Caso não consigas encontrar nenhum, experimenta usar um champô para bebé! Estes são os mais suaves do mercado, e, apesar de muitos conterem sodium laureth sulfate, a verdade é que outros estão livres desta substância!
- Experimenta ainda, e uma vez por semana, a seguinte máscara para cabelos secos: junta duas colheres de maionese com meia colher de mel. Mistura bem estes dois ingredientes e coloca a mistura sobre os cabelos, deixando-a actuar durante cerca de 10 a 15 minutos. Senta-te num sítio ao sol, ou então usa o secador do cabelo, de modo a intensificar o tratamento! Depois retira com água tépida e lava normalmente com champô e amaciador!
(Para saber mais de algum dos produtos apresentados, basta clicar sobre a imagem correspondente!)