16
Set09
Como aclarar o cabelo com produtos naturais!
Mónica Lice
- A Inês enviou-me recentemente o seguinte e-mail:
Tenho o cabelo entre o dourado e o castanho claro e quando era mais nova era loira. O meu cabelo tem escurecido e não queria que isso continuasse a acontecer, aliás até queria ficar com o cabelo um pouco mais claro, como era antes...Queria perguntar: o que é que posso usar para aclarar o meu cabelo?
- Sobre a mesma temática, recebi também um e-mail da Catarina:
Em criança tinha o cabelo mais "aloirado" e com o passar dos anos foi escurecendo, actualmente tenho o cabelo castanho claro, mas gostava muito mais dele loiro, assim sendo, gostava de saber se há alguns truques caseiros (não queria recorrer a tintas) para aclarar o cabelo.
- De acordo com a História, já na Roma Antiga as mulheres pintavam o cabelo. Curiosamente, no tempo dos Romanos, o cabelo louro servia para distinguir as prostitutas das outras mulheres.
- Mais tarde, em pleno séc. XVII, as mulheres queriam ficar louras - era uma cor de cabelo bonita e apreciada. Por isso, as mais "afoitas" recorriam a uma técnica caseira para aclarar o cabelo: cerusita (um componente do chumbo), misturada com lima e água quente. A esta mistura era depois adicionado açafrão para dar cor - e a pasta obtida era colocada durante a noite no cabelo, ficando a actuar até ao dia seguinte, pela manhã.
- Actualmente, é preferível esquecer estas técnicas e aproveitar os benefícios de produtos naturais como é o caso da camomila. Para tal, aconselho a Inês e a Catarina a prepararem um copo de tisana de camomila bem forte. O ideal será recorrer à camomila seca e não aos tradicionais saquinhos de chá.
- Depois de aplicado, o chá de camomila deve ficar a actuar cerca de 20 minutos - se, durante este período, puderem estar ao sol, tanto melhor. No final, deverão lavar o cabelo como normalmente.
- Outra possibilidade de retirar partido da camomila passa por aplicar a infusão após a lavagem do cabelo, como último enxaguamento. Poderão fazê-lo sempre que o lavarem, mas caso notem que ele está a ficar particularmente seco, o ideal é parar com a aplicação.
- Há ainda uma máscara que, utilizada semanalmente, pode ajudar a iluminar o cabelo e a manter louro aquele que já o é. Para o fazer, tome nota dos ingredientes: 25 gramas de flores de camomila secas, 25 gramas de raízes de ruibarbo seco e reduzido a pó, 200 ml de água (destilada, filtrada ou mineral) e uma colher de sopa de azeite virgem extra.
- Pode usar o copo misturador (ou um almofariz), de forma a reduzir a pó as flores secas de camomila. De seguida, estas devem ser misturadas com as raízes de ruibardo, com a água e com o azeite, formando uma pasta.
- Para a Inês, para a Catarina, e para as restantes interessadas: caso notem que o cabelo está mais áspero ou seco com a aplicação de alguma destas soluções, o ideal será parar. Como se tratam de métodos feitos à base de produtos naturais, em princípio, tal não acontecerá, mas nunca é possível determinar com rigor como é que o cabelo vai reagir.
- E se conhecer outra técnica caseira para o efeito, queira partilhar connosco! A beleza feminina agradece!