25
Set09
(Re)Aprender a comprar...
Mónica Lice
- Numa altura de crise, não nos coibimos de comprar, mas será que o sabemos fazer? Será que fazemos compras inteligentes e temos o suficiente para nos vestirmos bem e estarmos apresentáveis e elegantes?
- Enquanto consultora de imagem, tenho conhecido cada vez mais mulheres que têm consciência da dificuldade de fazer compras inteligentes. Muitas delas, não obstante terem o armário a abarrotar, têm falta dos básicos, não tendo peças fundamentais como a camisa branca ou a saia preta, direita, por exemplo.
- Desengane-se, desde já, se pensa que, por ter uma camisa branca e uma saia preta, direita, andará super clássica e igual à maior parte das mulheres. Na realidade, o que os básicos têm de genial é o facto de permitirem um sem número de coordenados, que podem ser criados consoante o seu estilo e o humor do momento.
- Uma camisa branca, por exemplo, fica bem com um fato mas também sobre jeans. No Verão, se for comprida, pode servir de vestido, ou então pode ser usada sobre uns leggings. Mas não se fica por aqui... A camisa branca pode ser ornamentada com colares e lenços, mas também com alfinetes e cintos, variados e coloridos.
- Outro problema, comum a muitas mulheres, prende-se com o excesso de roupa acumulada. Comprar, comprar, comprar, porque se gosta, porque na loja ficou bem, porque apetece... E depois, ao chegarmos a casa, descobrimos que o top fantástico que comprámos só fica bem com ganga, acabando por sair à rua duas a três vezes, no máximo.
- Se padece deste problema, aqui fica o meu conselho: livre-se do excesso. Espreite estas dicas, de arrumação do guarda-roupa, que a poderão ajudar, e faça uma "limpeza" profunda do que tem a mais.
- Tente não guardar peças só por guardar, caso tenha a certeza, de antemão, que nunca mais as vai vestir. Pode ser difícil desprendermo-nos de algumas peças (eu própria tenho, por vezes, dificuldade em fazê-lo), mas se já não nos fazem felizes, porque não dá-las a quem farão?
- Dar a amigas ou doar a Instituições não tem que ser a única solução. Pode criar encontros com amigas e promover trocas de peças, seguindo a sugestão dada aqui, ou então vendê-las: num blog criado por si, na Feira da Ladra, em lojas de Segunda Mão.
- Depois de feita a limpeza, tente moderar-se quando passar pelas lojas. E tenha sempre em atenção o que já tem - se precisa de uma camisola para combinar com uma saia que tem por casa, é boa ideia levar a saia na mala e tê-la à mão na loja, para ter a certeza que combinarão na perfeição.
- Se, entretanto, chegar à conclusão que não consegue, por si só, perceber o que tem a mais e o que realmente deve guardar, porque lhe fica bem, então talvez seja boa ideia considerar recorrer a uma ajuda profissional. Acredite que pode fazer toda a diferença e, no final, quem sai a ganhar é a sua carteira e a sua imagem!
(Este post nasce de um convite da Produção do Mundo das Mulheres, da SIC Mulher, para criar uma espécie de "Guest Post", no âmbito da minha ida, hoje, ao programa. O mesmo foi publicado em simultâneo no blog do Mundo das Mulheres.)