25
Nov08
Yogaterapia (dicas da mini-saia)
Mónica Lice
- Que o yoga faz bem ao corpo e à mente não é novidade - porém, o que provavelmente nem toda a gente sabe, é que este tipo de exercício físico se assume como uma autêntica medida terapêutica, capaz de ser eficaz no tratamento de algumas doenças!
- Da junção do yoga às terapias, nasce a Yogaterapia, que se assume enquanto uma terapia alternativa por excelência, que se distingue das demais, entre outras coisas, pelo facto de não depender de químicos.
- A Yogaterapia acaba por ser muitas vezes um complemento a outros tratamentos, ditos tradicionais, ou então assume-se, ela própria, como técnica de tratamento principal - a mesma decorre, na maior parte das vezes, em sessões individuais com o "paciente" (que não precisa de ter elasticidade para delas fazer parte), ou em grupos muitos pequenos de pessoas com o mesmo tipo de problema.
- As sessões são normalmente semanais, de 30 a 60 minutos, e têm como objectivo ensinar ao paciente os exercícios mais convenientes ao tipo de problema em causa, para que ele possa depois praticá-los em casa, diariamente.
- Claro que o Yoga não faz milagres, e infelizmente nem todas as patologias poderão ser tratadas através desta modalidade - todavia, problemas respiratórios (como asma, bronquite, enfisemas pulmonares), dores de costas, hipertensão arterial e todas as perturbações relacionadas com a ansiedade e depressão poderão ser tratadas através da Yogaterapia!
- A sua forma de actuação passa pelos Asanas - por posições específicas, adaptadas a cada problema, que influenciam, não apenas o corpo físico, como também o sistema nervoso e a mente!
- Não é, de facto, à toa que a tradução da palavra Yoga, em sânscrito, queira dizer unir - da união do corpo e da mente, alcança-se o tratamento do corpo e, simultaneamente, da mente - porque, só assim, se consegue alcançar o verdadeiro bem-estar, físico e psíquico...
- Para as(os) interessadas(os), é possível frequentar sessões de Yogaterapia no Espaço Vida, em Lisboa - para mais informações, entre em contacto com o mesmo, ou passe na Guerra Junqueiro (n.º 11, r/c esq.).
Espreite também: