28
Mai09
Silk'n: a depilação por luz pulsada de pulso curto!
Mónica Lice
- Depilação e pêlos! Dois temas bicudos, que nos afectam a todas, e que nos fazem suspirar pelo dia em que acordaremos sem precisar de fazer a depilação, porque os pêlos, esses, deixaram de crescer!
- Falando em nome pessoal, recentemente comecei a fazer depilação por luz pulsada na zona do mento, onde tinha alguns pelinhos. Não pensei em fazer em todo o corpo - sempre achei os preços um bocado proibitivos, sobretudo porque não se sabe muito bem até quando será necessário ir a mais sessões.
- Por outro lado, e sabendo eu dos perigos do laser, cedo me apercebi também dos perigos da luz pulsada convencional - a intensidade da luz na pele é de tal ordem que pode queimar. E mesmo no caso da luz pulsada, substancialmente menos perigosa que o laser, é sempre necessário ter cuidado.
- No meu caso, tinha que me encher de protector solar depois das sessões, e, felizmente, nunca fiquei com marcas.
- A luz pulsada de pulso curto é uma tecnologia nova e exclusiva do Silk’n, devidamente patenteada, que explica o facto de um aparelho deste calibre conseguir fazer o mesmo que uma máquina de uso profissional, que trabalha com 60-100 joules.
- Traduzindo - o Silk'n é um aparelho que consegue, através da técnica da luz pulsada, destruir os pêlos, com uma quantidade de energia muito inferior à normalmente usada nos outros aparelhos convencionais de depilação a laser e a luz pulsada.
- Assim, enquanto que os outros provocam alguma dor e exigem protecção solar posterior, o Silk'n não - para além de praticamente não doer nada (eu sou um pouco sensível, e com ele não sinto praticamente nada), não deixa a pele vermelha, nem exige protecção solar posterior ou o uso de óculos escuros durante a aplicação.
- É por isso que o Silk'n é o único aparelho deste género para uso doméstico aprovado de acordo com os exigentes regulamentos da FDA (Food and Drug Administration) norte-americana. O mesmo está igualmente certificado pela norma europeia EN 50415, que regula os aparelhos de cuidados de estética/beleza (é o único da sua classe com este tipo de certificação).
- Para além disso, como se trata de uma técnica que exige pouca energia, o aparelho do Silk'n é super cómodo e pequeno, podendo ser transportado para qualquer lado rapidamente (o meu anda entre a sala e o quarto).
- Outra vantagem do Silk'n é a sua base de contacto com a pele, que a mantém marcada por alguns segundos, permitindo saber onde já incidiu a luz. Por outro lado, esta base, em forma de rectângulo, tem aproximadamente 6 cm2 - ou seja, permite cobrir logo uma área bem razoável numa só aplicação.
- Tenho usado o Silk'n em todo o corpo e estou satisfeita - ainda é cedo para dizer que estou sem pêlos, mas a verdade é que existem algumas áreas em que já noto diferenças (a zona superior das pernas é uma delas).
- Para além da comodidade, oferece-nos ainda a possibilidade de regular o grau de intensidade, para além de causar apenas um ligeiro ardor na pele e no final a pele tratada não exige cuidados especiais. Por outro lado, tendo nós o aparelho em casa, podemos fazer depilação definitiva em todo o corpo (segundo as indicações da embalagem e do site, o aparelho só deve ser usado abaixo do pescoço, mas eu tenho usado no mento sem qualquer problema).
- As lâmpadas que o aparelho usa são descartáveis - e na compra do mesmo vêm duas. Cada lâmpada dá para 2 a 3 depilações de corpo inteiro, e quando se esgotarem, é possível adquiri-las, custando cada uma €58,80.
- Quais os pontos negativos do aparelho? Podia dizer o preço: €598,80, mas tendo em conta o preço da depilação definitiva que é praticado no mercado, este valor acaba por se revelar um bom investimento, a muito curto prazo (basta fazer as contas).
- Por isso, um dos poucos pontos negativos que me ocorre é talvez o facto de necessitar de manutenção, em termos de troca das lâmpadas. O outro prende-se com o facto do Silk'n não ser eficaz em pêlos claros e em pessoas com
a pele escura, devido ao risco de queimaduras.
- Pesados os prós e os compras, é facilmente compreensível porque é que existem cada vez mais pessoas a usar e a gostar do Silk'n, como poderão espreitar aqui e ali. Por outro lado, este vídeo, retirado de um programa norte-americano, não deixa margem para dúvidas da sua eficácia.
- Em breve conto revelar mais novidades acerca da minha experiência com o Silk'n. E se alguma leitora já o experimentou, sinta-se convidada a partilhar a sua experiência. A beleza feminina agradece!