5 salas de jantar x 5 dicas de estilo escandinavo
Depois da sala de estar, a sala de jantar é um dos espaços que merece a minha atenção por aqui.
Infelizmente, nem sempre as casas têm espaço para ser possível dedicar uma divisão a esta finalidade. Nestes casos, a solução passa, na maior parte das vezes, por criar uma zona de jantar na sala (que pode até ser polivalente, servindo de secretária/escritório, se for necessário).
Como já escrevi por aqui, o estilo escandinavo é um dos meus preferidos do momento, e isso acaba por se refletir também nas salas de jantar que mais me cativam. Assim, estou fã de tons mais claros, com toques de madeira, cadeiras diferentes e muita luz (quer nas paredes brancas, quer nos candeeiros).
Das minhas pesquisas, em busca de inspirações, aqui ficam algumas das dicas que recolhi, e que podem ser úteis a quem está a decorar esta parte da sua casa:
1. Mesas de jantar extensíveis - são do mais prático que há, quer em espaços pequenos, quer em maiores.
2. Cadeiras contrastantes - longe vão os tempos em que as cadeiras tinham todas que combinar. Hoje, há cada vez mais um apelo à diversidade, juntando cadeiras que fiquem bem umas com as outras, mesmo que em materiais e cores distintos.
3. Pontos de luz específicos para a zona de jantar. Mesmo que esta zona fique na mesma divisão que a sala, é importante que tenha um ponto de luz próprio - tal como um candeeiro de teto, bonito e posicionado sobre a mesa.
4. Jarros, flores e plantas naturais e velas. Por cima da mesa, aposte na simplicidade: uma bandeja metálica com velas, uma jarra ou vaso, ou uma jarra maior, com flores ou plantas naturais resultam sempre bem.
5. Não descuide as paredes: um espelho que dê profundidade ao espaço, uma composição de quadros na parede ou colocados sobre um armário/toucador, vão valorizar o espaço, dando à sala ou espaço de jantar mais conforto.
Imagens via Pinterest.