5 regras de estilo da Zara para este outono
Na semana passada, fui espreitar as novidades da Zara, numa apresentação fora do conceito de loja. Na altura, divulguei algumas fotos no meu Instagram (quem ainda não segue, é fazê-lo em @monicalice) e houve quem me tivesse questionado que loja era aquela.
Infelizmente, não era nenhuma loja, mas sim uma apresentação privada. De todo o modo, todas as peças que vi já chegaram ou chegarão nos próximos tempos às lojas físicas ou online, pelo que é uma questão de estarem atentas.
Como sempre, a Zara gosta de ditar tendências, mais ou menos inspiradas pelas grandes semanas de moda mundial. E, quer se ame, quer se odeie, é impossível ficar indiferente às suas coleções e peças, algumas das quais rapidamente transformadas em verdadeiros sucessos de Instagram, tal a regularidade com que as vemos em influencers, mais ou menos influentes.
Divagações à parte, deixo-vos com algumas dicas de estilo que fui recolhendo do que vi na apresentação. Ora espreitem:
1. Mix total
Esqueça a regra de que os materiais diferentes não devem ser combinados, que a lã grossa não combina com lantejoulas, que a renda não deve ser usada com um estampado, ou que animal print não resulta com print floral. Tudo será possível neste outono-inverno, e o mais é efetivamente mais, sem limites ou tabus.
2. Print mania
Por muito minimalista que seja, será impossível passar ao lado de tanto print: entre o leopardo e o serpente, até aos estampados inspirados em lenços e as incontornáveis flores, há de tudo e para todos os gostos. Só tem que escolher o que mais lhe agradar.
3. Texturas e mais texturas
Veludos e bombazines, lãs e malhas, lantejoulas e rendas. Serão muitas as texturas marcantes da estação, entre as já mais conhecidas e as que voltam do passado, com a bombazine a "liderar as hostes" e a marcar presença, de forma assertiva.
4. It's all about brown
Nada a fazer - o castanho é mesmo uma das cores da estação, e vem suplantar o preto, mostrando que pode ser igualmente versátil e combinar com uma imensidade de tons e cores.
5. Brilhos e mais brilhos
Desde lantejoulas a fios ou texturas que juntam metalizados, haverá muito brilho, em peças que não se confinam a festas ou a saídas à noite. Cada vez mais, os brilhos podem ser usados durante o dia, sem tabus!